Departamento de Comunicação
Bruno Alexandre Elias

Capitão da partida na ausência de Felipe Melo na noite desta quarta-feira (29), Willian marcou três vezes na goleada por 4 a 0 sobre o Oeste, pela 3ª rodada do Paulista, no Pacaembu. O atacante, com isso, chegou à incrível marca de cinco gols em cinco jogos em 2020 – já é o artilheiro do time no ano – e 43 tentos pelo clube no geral, superando em números o meio-campista chileno Valdivia, que possui 41 gols pelo Palmeiras (em 241 jogos). O atual camisa 29 passa a ocupar o posto isolado de terceiro maior artilheiro palmeirense no Século XXI, atrás apenas de Vágner Love (54 gols) e de Dudu (68 gols). No Palmeiras desde 2017, Willian soma, ao todo, 154 jogos pelo Maior Campeão do Brasil.

O hat-trick, aliás, é considerado ‘especial’ nas próprias palavras do jogador, até mesmo por ter sido o primeiro pelo clube. “É sempre especial. É o desempenho de todos, comentamos isso no intervalo. Tudo o que o professor tem pedido a nós. Não tem ficado só na conversa. Essa atitude, entrega dentro de campo”, destacou o atleta.

Antes de Willian, o último jogador a ter balançado as redes adversárisa três vezes pelo Verdão havia sido Luiz Adriano, na partida diante do Fluminense, no Campeonato Brasileiro de 2019 (marcando todos os gols da partida na vitória por 3 a 0), no Allianz Parque.

Já o último hat-trick do Palmeiras no Campeonato Paulista, foi marcado por Robert, na vitória por 4 a 3 sobre o Santos em 2010, na Vila Belmiro (o outro gol palmeirense foi de Diego Souza).

Levando em conta apenas jogos no Pacaembu, assim como no jogo desta noite, o triplete mais recente aconteceu em 2014, em partida diante da Chapecoense, triunfo do Palmeiras por 4 a 2, feito por Henrique Dourado (o outro tento foi de Wesley), em jogo válido pelo Campeonato Brasileiro daquele ano.

“É assim que vamos tornar um grupo vencedor, sempre respeitando as decisões, mas com uma disputa sadia. Feliz por ter feitos os gols, mas mais feliz pelo desempenho do grupo”, encerrou o autor do triplete na partida, valorizando o trabalho em grupo.

CAPITÃO

Com Felipe Melo poupado – o agora zagueiro vem exercendo a função de capitão em 2020 – Willian, com o jogo de hoje, contra o Oeste, vestiu a braçadeira de autoridade máxima em campo em um início de partida pela terceira vez desde que chegou ao clube em 2017. As outras duas vezes anteriores foram durante os Brasileirões de 2018 e de 2019.

WILLIAN: ARTILHEIRO ISOLADO DO PAULISTA 2020

Com quatro gols em três jogos no Paulista (marcou diante do Ituano e do Oeste, três vezes), Willan soma quatro gols no Estadual e figura como artilheiro isolado da edição, seguido de Boselli, do Corinthians, com três. Dados atualizados até os jogos da quarta-feira (29) da 3ª rodada.