Departamento de Comunicação

Autor do gol que abriu o placar no jogo diante do Bahia, o Estádio do Pituaçu, em Salvador (BA) – terminou empatado por 1 a 1 com gol do time da casa no último minuto de jogo –, Zé Rafael chegou ao seu nono gol pelo Palmeiras em 63 partidas disputadas desde que chegou ao clube em 2019 (37 vitórias, 18 empates e oito derrotas). O jogador lamentou o fato de o time deixar escapar a vitória no último minuto de jogo, mas ponderou seu discurso ao sair de campo, destacando que o Campeonato Brasileiro é composto por 38 rodadas e tudo pode acontecer.

“A gente queria ter mais dois pontos e perdemos a chance de ficar no topo da tabela. Temos de ter paciência, porque é um campeonato longo”, declarou o camisa 8, que fez o seu segundo  gol em 2020: o outro tento havia sido na goleada por 4 a 0 diante do Ituano, pelo Campeonato Paulista.

Filho de palmeirenses e torcedor do clube desde a infância, Zé Rafael se profissionalizou em 2012 pelo Coritiba e pôde, nos anos seguintes, conviver com o ídolo Alex. Perto do craque, recebeu muitos conselhos e aprendizados.

Após empréstimos ao Novo Hamburgo-RS e ao Londrina, virou o grande maestro do Bahia nas temporadas 2017 e 2018, onde foi campeão estadual e da Copa do Nordeste. Além de títulos, gols e assistências, o meia teve como atributo a assiduidade em campo: atuou em mais de 60 jogos por ano no tricolor baiano (quase 90% das partidas).

“Acho que foi um gol importante, que abriu o placar. Feliz de voltar a marcar em Salvador, onde eu fui feliz”, completou o meio-campista, fazendo referência ao fato de ter vivido bons momentos com a camisa do Tricolor Baiano, clube que vazou nesta noite.

Titular nas duas partidas finais do Campeonato Paulista contra o Corinthians, nos dois primeiros jogos do Campeonato Brasileiro (contra Fluminense e Goiás) e utilizado no segundo tempo contra o Athletico-PR, além deste jogo diante do Bahia, Zé Rafael só não atuou em um dos 25 jogos do Maior Campeão do Brasil na temporada, ao ter ficado no banco de reservas contra o Santos (vitória por 2 a 1 no Morumbi que teve o Verdão como mandante).

Zé Rafael é um dos garçons do time em 2020, com três assistências, ao lado de Dudu, Marcos Rocha e Willian. No Brasileirão de 2019, o jogador foi o vice-líder de assistências do time com cinco passes a gol, atrás apenas de Dudu, com 11. Zé também aparece bem no quesito desarmes, sendo o vice-líder do time no ano com 41, atrás apenas de Marcos Rocha, com 47 (números do Footstats atualizados até antes do início da partida deste sábado).

GUSTAVO SCARPA CHEGA A SUA 10ª ASSISTÊNCIA PELO VERDÃO

A assistência para o gol de Zé Rafael foi o 10º passe a gol de Gustavo Scarpa desde que chegou ao clube em 2018 – além dos passes, o camisa 14 soma 83 jogos e 20 gols pelo clube alviverde. Em 2020, esta foi a primeira assistência do jogador. E com essas 10 assistências no retrospecto geral, Scarpa figura top 5 do atual elenco no retrospecto geral, atrás somente de Willian (19 passes a gol), Marcos Rocha e Lucas Lima (ambos com 18) e de Bruno Henrique (12). Em seguida, estão Zé Rafael (8), Mayke (7), Diogo Barbosa (6) e Felipe Melo (5 assistências).