Campeonato Paulista – 1926

Campeonato Paulista – 1926

Após seu primeiro título paulista em 1920, o Palestra Italia amargou três vice-campeonatos e uma desistência em protesto contra más arbitragens, mas sua segunda conquista veio de maneira especial – invicto e com 100% de aproveitamento. Não participando da edição de 1924, o Alviverde ficou na segunda colocação em 1921, 1922 e 1923, porém, em 1926, o time novamente comandado pelo experiente defensor Bianco despachou todos os adversários e venceu as nove partidas que disputou.

Neste ano, o atrito entre o profissionalismo e o amadorismo no futebol de São Paulo chegou a um nível insustentável, ao ponto de serem realizados dois torneios no mesmo ano, uma liga a favor do esporte remunerado (APEA) e outra a favor dos ideais menos comerciais (LAF). Os clubes que até hoje seguem com suas atividades profissionais, como Corinthians, Santos, Portuguesa e o próprio Palestra, optaram pela primeira. Já as entidades mais antigas e que participaram das primeiras edições do torneio estadual, como Paulistano, Germânia e A. A. das Palmeiras, resolveram jogar a segunda.

No campeonato disputado pelo Verdão, as 10 equipes se enfrentaram em turno único, definindo o campeão no sistema de pontos corridos. Auto Sport (3×0), Sírio (5×1), Santos (3×2), Internacional (1×0), Ypiranga (3×1), Portuguesa (3×1), Corinthians (3×2), São Bento (5×0) e Sílex (7×1) foram as vítimas do Palestra Italia. Na última rodada, a torcida ainda teve o privilégio de assistir um massacre alviverde, em sua própria casa, com direito a quatro gols do maior artilheiro da história do clube, Heitor.

Campanha:
Jogos: 9 (9 vitórias)
Gols marcados: 33
Gols sofridos: 8

Jogo decisivo:
Palestra Italia 5×0 São Bento da Capital
Campeonato Paulista de 1926 (8ª rodada)
29/08/1926
Estádio Palestra Italia. São Paulo-SP
Juiz: Nicollella
Palestra Italia: Primo; Bianco e Loschiavo; Xingo, Amílcar Barbuy e Serafini; Mathias I, Carrone, Heitor, Caetano Imparato e Melle. Técnico: Renzo Mangiande.
São Bento: João, Aprá, Miguel, Paulo, Isidoro, Nico, Feitiço, Varella, Pauly, Botelho e Dica. Técnico: não encontrado.
Gols: Mathias I, Melle, Heitor, Carrone (2).

PATROCINADORES
Sportingbet
Puma
Fictor
SIL
UNIASSELVI
D’Italia Panelas
Ademicon
PARCEIROS
Pernambucanas
Elo
Canon
Gatorade
A9
wemobi
Socios.com
Zé Delivery
Total Grass
APOIO
Desenvolvido por Foursys