Departamento de Comunicação

Fase de grupos – 1ª rodada
Universitario-PER 2 x 3 Palmeiras

Verdão na cabeça!

O Palmeiras iniciou a defesa do título conquistado na temporada de 2020 com uma suada vitória contra o Universitario, em Lima (PER). Depois de abrir vantagem de 2 a 0, com gols de Danilo e Raphael Veiga, o Alviverde ficou com um jogador a menos, após a expulsão de Alan Empereur, e cedeu a igualdade no placar. Nos acréscimos, porém, Renan subiu mais alto do que a defesa do time peruano e, de cabeça, garantiu os primeiros três pontos do clube no Grupo A.

O zagueiro canhoto, aliás, tornou-se o terceiro atleta mais jovem a fazer um gol pelo Verdão na Conmebol Libertadores – ele tinha 18 anos, 11 meses e 2 dias na data da partida. Apenas Gabriel Veron (aos 18 anos, 1 mês e 19 dias) e Gabriel Jesus (aos 18 anos, 10 meses e 13 dias) estão à frente de Renan nesse ranking.

Curiosidade: O Maior Campeão do Brasil não perde em uma estreia na Libertadores desde a edição de 1979. Nesse período, foram 15 jogos, com 12 vitórias e três empates.

​FICHA TÉCNICA
Universitario-PER 2 x 3 Palmeiras

Data: 21/04/2021
Local: Estádio Monumental, em Lima (PER)
Árbitro: Christian Ferreyra (URU)
Público: Portões fechados
Cartões amarelos: Quintero, Valverde, Alonso, Barreto, Ángel Comizzo e Urruti; Patrick de Paula, Renan e Felipe Melo
Cartão vermelho: Alan Empereur

Gols: Danilo aos 19 do 1º Tempo; Raphael Veiga aos 6, Gutiérrez aos 19 e aos 22 e Renan aos 49 do 2° Tempo

Universitario: Carvallo; Corzo, Alonso, Quina e Valverde; Alfageme, Barreto (Murrugarra) e Novick (Guarderas); Quintero, Urruti e Gutiérrez (Valera). Técnico: Ángel Comizzo

Palmeiras: Weverton; Luan, Gustavo Gómez e Alan Empereur; Marcos Rocha (Wesley), Danilo, Patrick de Paula (Gustavo Scarpa), Raphael Veiga (Danilo Barbosa) e Victor Luís (Lucas Esteves); Rony e Luiz Adriano (Renan). Técnico: Abel Ferreira

Fase de grupos – 2ª rodada
Palmeiras 5 x 0 Independiente del Valle-EQU

Anotou a placa?

Dono do melhor ataque da edição 2020 da Conmebol Libertadores, com 33 gols em 13 partidas, o Palmeiras mostrou o seu poder de fogo contra o Independiente del Valle-EQU, campeão da Copa Sul-Americana em 2019. Com a goleada por 5 a 0 no Allianz Parque, o Verdão repetiu o placar alcançado diante de Bolívar-BOL, Tigre-ARG e Delfín-EQU na campanha do bicampeonato continental.

O terceiro tento alviverde, anotado por Patrick de Paula, foi o de número 12 mil na história do Maior Campeão do Brasil. Rony (duas vezes), Luiz Adriano e Danilo Barbosa completaram o placar.

Curiosidade: O Palmeiras venceu todos os jogos que disputou como mandante contra times do Equador: são sete triunfos, com 26 gols marcados e apenas dois sofridos.

FICHA TÉCNICA
Palmeiras 5 x 0 Independiente del Valle-EQU

Data: 27/04/2021
Local: Allianz Parque, em São Paulo (SP)
Árbitro: Roberto Tobar (CHI)
Público: Portões fechados
Cartões amarelos: Segovia e García; Abel Ferreira e Patrick de Paula

Gols: Rony aos 10 e Luiz Adriano aos 19 do 1º Tempo; Patrick de Paula aos 19, Rony aos 28 e Danilo Barbosa aos 35 do 2° Tempo

Palmeiras: Weverton; Luan, Gustavo Gómez e Renan; Marcos Rocha, Danilo (Felipe Melo, 31 do 2°), Patrick de Paula (Danilo Barbosa), Raphael Veiga (Zé Rafael) e Victor Luís; Rony (Wesley) e Luiz Adriano (Willian). Técnico: Abel Ferreira

Independiente del Valle: Ramírez; Landázuri (Sánchez), Schunke, Segovia (Guerrero) e Chávez; Pacho, Pellerano (Vite), Faravelli (Mera) e García; Murillo e Montenegro (Escobar). Técnico: Renato Paiva

Fase de grupos – 3ª rodada
Defensa y Justicia-ARG 1 x 2 Palmeiras

Com toda a justiça

Menos de dois meses após decidirem a Recopa Sul-Americana, Palmeiras e Defensa y Justicia-ARG se reencontraram em Florencio Varella, na região metropolitana de Buenos Aires. E, mesmo fora de casa, o Verdão se impôs graças ao entrosamento da dupla Rony e Luiz Adriano. Com dois gols do camisa 7 em duas assistências precisas do camisa 10, o Alviverde ganhou por 2 a 1 e encaminhou a classificação para a fase de mata-mata da Conmebol Libertadores.

A partida, por sinal, foi a de número 200 do Maior Campeão do Brasil na história da competição continental – até aquele momento, o clube possuía 111 vitórias, 36 empates e 53 derrotas no torneio.

Curiosidade: Diante do time argentino, o Palmeiras completou uma sequência de sete partidas em um período de apenas 14 dias – foram quatro pelo Campeonato Paulista e três pela Libertadores.

FICHA TÉCNICA
Defensa y Justicia-ARG 1 x 2 Palmeiras

Data: 04/05/2021
Local: Estádio Norberto Tito Tomaghello, em Florencio Varela (ARG)
Árbitro: Wilmar Roldán (COL)
Público: Portões fechados
Cartões amarelos: Hachen, Bou, Loaizia, Brítez e Juan Rodríguez; Victor Luís

Gols: Rony aos 1 e 10 e Tripichio aos 22 do 2° Tempo

Defensa y Justicia: Unsain; Matías Rodríguez, Breitenbruch, Brítez e Benítez; Juan Rodríguez, Tripichio, Loaizia (Ortiz) e Gallardo (Rius); Hachen e Bou. Técnico: Sebastián Beccacece

Palmeiras: Weverton; Luan, Gustavo Gómez e Renan; Marcos Rocha, Danilo (Felipe Melo), Patrick de Paula (Danilo Barbosa), Raphael Veiga (Mayke) e Victor Luís; Rony e Luiz Adriano (Wesley). Técnico: Abel Ferreira

Fase de grupos – 4ª rodada
Independiente del Valle-EQU 0 x 1 Palmeiras

O que vale é a vaga

Para se classificar de forma antecipada às oitavas de final da Conmebol Libertadores, o Palmeiras teve de superar o Independiente del Valle-EQU e a altitude de Quito, situada 2,8 mil metros acima do nível do mar. O time comandado pelo técnico Abel Ferreira foi inteligente ao neutralizar a velocidade do adversário, que nunca havia perdido como mandante em torneios continentais, e venceu por 1 a 0, com um pênalti convertido por Raphael Veiga.

Dessa forma, o Maior Campeão do Brasil assegurou presença na fase de mata-mata da Libertadores pela quinta temporada consecutiva. Além disso, alcançou a marca de 12 jogos sem perder como visitante na competição sul-americana, igualando assim o recorde alcançado pelo River Plate-ARG de 2018 a 2019 – a equipe palestrina, aliás, não tardaria a superar a marca histórica dos argentinos.

Curiosidade: A vitória sobre o Independiente del Valle-EQU foi a de número 300 do Verdão em 511 jogos contra times estrangeiros – a primeira delas foi em 1922, contra a seleção do Paraguai (4 a 1).

FICHA TÉCNICA
Independiente del Valle-EQU 0 x 1 Palmeiras

Data: 11/05/2021
Local: Casa Blanca (Quito-EQU)
Árbitro: Jesús Valenzuela (VEN)
Público: Portões fechados
Cartão Amarelo: Patrick de Paula e Felipe Melo; Landázuri, Vite e Ramírez

Gol: Raphael Veiga (pênalti) 42 do 1º Tempo

Independiente del Valle: Ramírez; Hurtado, Landázuri (Escobar), Pacho e Sánchez (Guerrero); Schunke, Pellerano (García), Faravelli e Vite (Montenegro); Murillo e Ortiz. Técnico: Renato Paiva

Palmeiras: Weverton; Luan, Gustavo Gómez e Renan; Marcos Rocha, Felipe Melo (Gustavo Scarpa), Patrick de Paula (Danilo), Raphael Veiga (Mayke) e Victor Luís; Rony e Luiz Adriano (Danilo Barbosa). Técnico: Abel Ferreira

Fase de grupos – 5ª rodada
Palmeiras 3 x 4 Defensa y Justicia-ARG

Rodízio no Parque

Em meio a uma maratona de partidas e com lugar já garantido nas oitavas de final da Conmebol Libertadores, Abel Ferreira deu descanso aos jogadores mais desgastados na partida diante do Defensa y Justicia, no Allianz Parque. De quebra, o treinador português promoveu as estreias de duas Crias da Academia na competição continental: o lateral-esquerdo Vanderlan, que atuou como zagueiro, e o atacante Giovani, da equipe sub-17.

O Verdão buscou a igualdade no placar por três vezes, mas tomou um gol nos acréscimos, quando já estava com um atleta a menos em campo, e sofreu a sua única derrota na edição 2021 do torneio: 4 a 3. O resultado não teve relevância na classificação final, pois o Alviverde já havia assegurado a primeira colocação do Grupo A.

Curiosidade: Abel Ferreira completou 50 partidas no comando do Palmeiras – até então, tinha 28 vitórias, nove empates e 13 derrotas.

FICHA TÉCNICA
Palmeiras 3 x 4 Defensa y Justicia-ARG

Data: 18/05/2021
Local: Allianz Parque, em São Paulo (SP)
Árbitro: Andrés Cunha (URU)
Público: Portões fechados
Cartões amarelos: Gustavo Scarpa e Luan; Matías Rodríguez, Frías, Tripichio, Sebastián Beccacece, Brítez e Romero
Cartão vermelho: Vanderlan

Gols: Bou aos 8 e 26, Zé Rafael aos 10 e Willian aos 34 do 1° Tempo; Matías Rodríguez aos 5, Gustavo Scarpa aos 29 e Romero aos 49 do 2º Tempo

Palmeiras: Jaílson; Danilo Barbosa, Luan e Vanderlan; Lucas Lima, Danilo, Zé Rafael (Gabriel Menino), Gustavo Scarpa e Viña; Wesley (Giovani) e Willian. Técnico: Abel Ferreira.

Defensa y Justicia: Unsain; Matías Rodríguez, Frías, Brítez e Rotondi; Juan Rodríguez (Meza), Fernández, Tripichio e Loaizia (Hachen); Romero e Bou (Escalante). Técnico: Sebastián Beccacece.

Fase de grupos – 6ª rodada
Palmeiras 6 x 0 Universitario-PER

Goleada histórica

Em jogo válido pela última rodada da fase de grupos, o Palmeiras conquistou a maior goleada da Era Allianz Parque. A vitória sobre o Universitario-PER por 6 a 0 foi a mais elástica obtida pelo clube na moderna arena, inaugurada em novembro de 2014. Viña, Zé Rafael, Willian, Gustavo Gómez e Rony (duas vezes) marcaram os gols.

Willian e Rony, aliás, tornaram-se vice-líderes no ranking dos maiores artilheiros do clube na história da Libertadores. Com 11 bolas na rede, ambos ficaram a um tento de igualar o recorde de Alex, que defendeu o Verdão nas edições de 1999 a 2001 – Borja e Tupãzinho também fizeram 11 gols pelo Alviverde no torneio.

Outro a alcançar uma marca expressiva diante dos peruanos foi Gustavo Gómez. Com 16 bolas na rede até então, o paraguaio empatou com Júnior Baiano e Roque Júnior na sétima posição da lista dos maiores zagueiros-artilheiros do clube em todos os tempos.

Curiosidade: O Palmeiras ficou a apenas um gol de igualar a maior goleada de sua história na Libertadores: 7 a 0 contra o El Nacional-EQU, em 4 de abril de 1995, no Estádio Palestra Italia.

FICHA TÉCNICA
Palmeiras 6 x 0 Universitario-PER

Data: 27/05/2021
Local: Allianz Parque, em São Paulo (SP)
Árbitro: Cristián Garay (CHI)
Público: Portões fechados
Cartões amarelos: Rugel, Ángel Comizzo, Alonso e Zevallos; Gustavo Scarpa
Cartão vermelho: Quintero aos 17 do 1° Tempo

Gols: Viña aos 41 e Zé Rafael aos 46 do 1º Tempo; Gómez aos 9, Willian aos 14, Rony aos 31 e aos 44 do 2° Tempo

Palmeiras: Weverton; Gabriel Menino, Gómez (Luan), Alan Empereur (Rony) e Viña; Danilo Barbosa, Danilo (Patrick Paula), Zé Rafael e Gustavo Scarpa; Wesley (Raphael Veiga) e Willian (Luiz Adriano). Técnico: Abel Ferreira

Universitario: Carvallo; Corzo, Rugel, Quina e Valverde; Alonso (Velarde), Alfageme e Murrugarra; Guarderas (Zevallos), Quintero e Valera (Gutiérrez). Técnico: Ángel Comizzo

Oitavas de final – Jogo de ida
Universidad Católica-CHI 0 x 1 Palmeiras

Melhor visitante

Com a vitória sobre a Universidad Católica-CHI por 1 a 0, em Santiago, o Palmeiras ficou mais próximo das quartas de final da Conmebol Libertadores e se tornou o dono, de forma isolada, da maior sequência invicta como visitante da história do torneio.

O clube alcançou a marca de 13 jogos seguidos sem perder fora de casa no torneio – chegaria a 15 partidas ao fim da edição 2021 – e ultrapassou o River Plate-ARG, que permanecera invicto por 12 confrontos consecutivos, de 2018 a 2019. A última derrota do Verdão longe de seus domínios na Libertadores ocorreu em 2019, ainda na fase de grupos, diante do San Lorenzo-ARG (1 a 0).

Curiosidade: Com o gol marcado no Chile, Raphael Veiga manteve 100% de aproveitamento em cobranças de pênalti pelo Verdão – até aquele momento, o meia havia batido 12 penalidades pelo clube.

FICHA TÉCNICA
Universidad Católica-CHI 0 x 1 Palmeiras

Data: 14/07/2021
Local: San Carlos de Apoquindo, em Santiago (CHI)
Árbitro: Andrés Matonte (URU)
Cartões amarelos: Zampedri, Parot e Lanaro; Marcos Rocha, Viña e Wesley

Gol: Raphael Veiga aos 41 do 1º Tempo

Universidad Católica: Pérez; Rebolledo, Lanaro, Huerta e Parot; Saavedra (Fuenzalida), Gutiérrez (Silva), Leiva, Tapia (Puch) e Valencia; Zampedri. Técnico: Gustavo Poyet

Palmeiras: Weverton; Marcos Rocha, Kuscevic, Gómez e Viña (Victor Luís); Danilo, Zé Rafael, Gustavo Scarpa (Dudu), Raphael Veiga (Patrick de Paula) e Breno Lopes (Wesley); Deyverson (Willian). Técnico: Abel Ferreira

Oitavas de final – Jogo de volta
Palmeiras 1 x 0 Universidad Católica-CHI

Tropa de elite

Pela quarta vez nas últimas quatro edições da Conmebol Libertadores, o Palmeiras se classificou para as quartas de final ao derrotar a Universidad Católica-CHI por 1 a 0, no Allianz Parque, repetindo o placar do jogo de ida do confronto. O resultado não traduziu a enorme superioridade demonstrada pelo Verdão, que terminou o duelo com 18 finalizações contra nove do adversário.

O lateral-direito Marcos Rocha fez o único gol da partida, que foi também especial para o goleiro Weverton. O nosso Paredão se igualou a São Marcos como o atleta que mais ganhou vestindo o manto alviverde na competição continental, ambos com 25 triunfos.

Curiosidade: Com oito triunfos em sequência (pela Libertadores e pelo Brasileirão), o Palmeiras bateu o seu recorde de vitórias seguidas na Era Abel Ferreira, iniciada em novembro de 2020.

FICHA TÉCNICA
Palmeiras 1 x 0 Universidad Católica-CHI

Data: 21/07/2021
Local: Allianz Parque, em São Paulo (SP)
Árbitro: Alexis Herrera (VEN)
Público: Portões fechados
Cartões amarelos: Marcos Rocha, Felipe Melo, Dudu, Renan e Weverton; Parot e Zampedri

Gol: Marcos Rocha 35 do 1º Tempo

Palmeiras: Weverton; Marcos Rocha (Mayke), Felipe Melo (Kuscevic), Gómez e Renan; Danilo, Zé Rafael, Gustavo Scarpa, Rafael Veiga (Dudu) e Wesley (Breno Lopes); Deyverson (Gabriel Veron). Técnico: Abel Ferreira

Universidad Católica: Pérez, Rebolledo (Asta-Buruaga), Lanaro, Huerta e Parot (Montes); Saavedra (Silva), Gutiérrez (Buonanotte), Leiva (Núñez), Fuenzalida e Valencia; Zampedri. Técnico: Gustavo Poyet

Quartas de final – Jogo de ida
São Paulo 1 x 1 Palmeiras

Xô, fantasma!

Em busca de uma vaga na semifinal, o Verdão encarou o São Paulo, clube que até então provocava más lembranças aos palmeirenses em confrontos pela Libertadores. Eliminado pelo rival nas edições de 1994, 2005 e 2006 do torneio sul-americano, o Palmeiras entrou em campo disposto a espantar esse fantasma. E no jogo de ida, realizado no Morumbi, o time alviverde mostrou poder de reação e buscou um importante empate por 1 a 1, após sair em desvantagem no placar.

A partida foi tensa, com pouco espaço para jogar. O São Paulo saiu na frente aos oito do segundo tempo, mas o Maior Campeão do Brasil não se deu por vencido. Vinte minutos depois, Patrick de Paula cobrou falta com perfeição e igualou o duelo, assegurando ao clube a vantagem de jogar pelo 0 a 0 na partida de volta, na arena.

Curiosidade: O Palmeiras disputou o 350º jogo de sua história no Morumbi, onde comemorou oito títulos: quatro Brasileiros (1969, 1972, 1973 e 1993), uma Copa do Brasil (1998), um Rio-São Paulo (2000) e dois Paulistas (1974 e 1993).

FICHA TÉCNICA
São Paulo 1 x 1 Palmeiras

Data: 10/08/2021
Local: Morumbi, em São Paulo (SP)
Árbitro: Néstor Pitana (ARG)
Público: Portões fechados
Cartões amarelos: Renan e Daniel Alves

Gols: Luan aos 8 e Patrick de Paula aos 28 do 2° Tempo

São Paulo: Tiago Volpi; Daniel Alves, Arboleda (Welington) (Reinaldo), Miranda e Léo; Luan, Liziero, Rodrigo Nestor (Ígor Gomes) e Gabriel Sara; Rigoni e Pablo. Técnico: Hernán Crespo

Palmeiras: Weverton; Marcos Rocha, Luan, Gómez e Renan; Danilo, Zé Rafael (Patrick de Paula), Raphael Veiga (Gabriel Veron), Dudu e Breno Lopes (Wesley); Rony (Luiz Adriano). Técnico: Abel Ferreira

Quartas de final – Jogo de volta
Palmeiras 3 x 0 São Paulo

Alma lavada

Com uma atuação inesquecível, o Palmeiras superou o São Paulo por 3 a 0, no Allianz Parque, e avançou à semifinal da Conmebol Libertadores pela terceira vez nas últimas quatro temporadas. A vitória teve sabor de vingança para a torcida alviverde, que enfim pôde comemorar uma classificação sobre o rival na competição.

Embora um empate sem gols já lhe fosse suficiente, o Verdão tomou conta do clássico desde o início. Aos dez, Zé Rafael fez grande jogada e tocou para o canhoto Raphael Veiga, de direita, abrir o placar. Já aos 21 da etapa final, Dudu recebeu de Danilo e, com um chute no ângulo esquerdo, ampliou. Onze minutos depois, Patrick de Paula acertou uma bomba de fora da área e definiu o histórico triunfo.

Com o resultado, o Maior Campeão do Brasil se isolou no posto de clube do país que mais venceu pelo torneio – chegou a 75 triunfos, um a mais do que o Grêmio – e ampliou a superioridade sobre o São Paulo em jogos no Allianz. Desde a sua inauguração, em 2014, foram 13 duelos, com nove vitórias dos mandantes e dois empates. Nenhum outro time perdeu tanto para o Verdão na arena palestrina.

Curiosidade: O gol de Dudu foi o centésimo do Palmeiras na temporada de 2021 e o primeiro do atacante em sua volta ao clube.

Quartas de final – Jogo de volta
Palmeiras 3 x 0 São Paulo

Data: 17/08/2021
Local: Allianz Parque, em São Paulo (SP)
Árbitro: Wilmar Roldán (COL)
Público: Portões fechados
Cartões amarelos: Arboleda e Daniel Alves
Cartão vermelho: Vítor Bueno

Gols: Raphael Veiga aos 10 do 1º Tempo; Dudu aos 21 e Patrick de Paula aos 32 do 2° Tempo

Palmeiras: Weverton; Marcos Rocha, Luan, Gómez e Renan; Danilo, Zé Rafael (Patrick de Paula), Raphael Veiga (Piquerez), Dudu (Felipe Melo) e Wesley (Gabriel Menino); Rony (Deyverson). Técnico: Abel Ferreira

São Paulo: Tiago Volpi; Daniel Alves, Arboleda, Miranda e Léo; Luan (Rojas), Liziero, Rodrigo Nestor (Ígor Gomes) e Gabriel Sara (Vítor Bueno); Rigoni e Pablo (Éder). Técnico: Hernán Crespo

Semifinal – Jogo de ida
Palmeiras 0 x 0 Atlético-MG

Sangue frio

A semifinal da Conmebol Libertadores entre Palmeiras e Atlético-MG reuniu as duas equipes com melhores campanhas na fase de grupos do torneio. O confronto marcou também o reencontro entre os técnicos Abel Ferreira e Cuca, que haviam decidido a edição 2020 da principal competição entre clubes da América do Sul.

Como era esperado, a partida de ida se notabilizou pelo equilíbrio. Ciente da importância de terminar os primeiros 90 minutos, no Allianz Parque, sem ser vazado, o Verdão fez um jogo seguro, impedindo que os atacantes adversários tivessem liberdade para criar. Em uma jogada fortuita, porém, a equipe mineira teve a chance de sair em vantagem: aos 40 do primeiro tempo, Hulk carimbou a trave esquerda de Weverton em cobrança de pênalti.

O placar de 0 a 0 deu ao Alviverde a vantagem de jogar por um empate com gols na partida de volta, que se realizaria na semana seguinte em Belo Horizonte (MG), para avançar à grande final.

Curiosidade: O Palmeiras chegou a 208 jogos pela Libertadores e se isolou como clube brasileiro com mais partidas na história da competição, à frente de Grêmio (207) e São Paulo (199).

FICHA TÉCNICA
Palmeiras 0 x 0 Atlético-MG

Data: 21/09/2021
Local: Allianz Parque, em São Paulo (SP)
Árbitro: Patricio Loustau (ARG)
Público: Portões fechados
Cartões amarelos: Zaracho e Zé Rafael

Palmeiras: Weverton; Marcos Rocha, Luan, Gómez e Piquerez; Felipe Melo (Danilo), Zé Rafael (Patrick de Paula), Raphael Veiga, Dudu (Wesley) e Rony (Gabriel Veron); Luiz Adriano (Deyverson). Técnico: Abel Ferreira

Atlético-MG: Éverson; Mariano, Nathan Silva, Alonso e Guilherme Arana; Jair, Allan, Nacho Fernández (Nathan) e Zaracho (Vargas); Hulk (Eduardo Sasha) e Diego Costa (Keno). Técnico: Cuca

Semifinal – Jogo de volta
Atlético-MG 1 x 1 Palmeiras

Camisa pesada

Após o empate por 0 a 0 no jogo de ida em São Paulo, parte da imprensa tratou o Palmeiras como carta fora do baralho, imaginando que o Atlético-MG se classificaria sem dificuldade para a decisão da Conmebol Libertadores. Mas o Verdão tratou de mostrar, diante de cerca de 18 mil torcedores no Mineirão, por que é o time mais vitorioso do país na história do torneio continental.

Abel Ferreira tinha um plano e o Alviverde o cumpriu à risca em Belo Horizonte (MG): defender-se com aplicação tática e atacar em alta velocidade, explorando os espaços que surgiriam naturalmente. A estratégia surtiu efeito e os visitantes tiveram duas ótimas oportunidades para abrir o placar, com Piquerez e Rony. Porém, no único momento em que os donos da casa pressionaram, Mariano cruzou para Vargas completar para a rede, aos seis da etapa final.

Logo após o gol atleticano, a transmissão oficial da Conmebol mostrou Abel apontando os dedos para a própria cabeça. Queria que a equipe mantivesse a concentração, afinal, o empate por 1 a 1 seria suficiente para levar o Palmeiras à final. E o gol da classificação aconteceu aos 22, graças a uma substituição certeira do treinador português: logo em seu primeiro lance, Veron ganhou de Nathan Silva e rolou para Dudu, de carrinho, colocar o Verdão na decisão.

Curiosidade: Campeão em 1999, 2020 e 2021 e vice em 1961, 1968 e 2000, o Verdão se tornou, ao lado do São Paulo, o clube brasileiro com mais finais de Libertadores, com seis decisões.

FICHA TÉCNICA
Atlético-MG 1 x 1 Palmeiras

Data: 28/09/2021
Local: Mineirão, em Belo Horizonte (MG)
Árbitro: Wilmar Roldán (COL)
Público: 18.350
Cartões amarelos: Nathan Silva; Marcos Rocha, Deyverson, Luan, Abel Ferreira e Felipe Melo

Gols: Vargas aos 6 e Dudu aos 22 do 2º Tempo

Atlético-MG: Éverson; Mariano, Nathan Silva, Alonso e Guilherme Arana; Jair (Savarino), Allan (Tchê Tchê), Nacho Fernández (Réver) e Zaracho (Eduardo Sasha); Hulk e Vargas. Técnico: Cuca

Palmeiras: Weverton; Luan, Gustavo Gómez e Renan; Marcos Rocha (Gabriel Menino), Felipe Melo, Danilo, Raphael Veiga (Wesley), Dudu (Zé Rafael) e Piquerez; Rony (Gabriel Veron). Técnico: Abel Ferreira

Final – Jogo único
Palmeiras 2 x 1 Flamengo

Predestinado

O Palmeiras se sagrou tricampeão da CONMEBOL Libertadores em um jogo repleto de alma e coração, no Estádio Centenário, em Montevidéu-URU. Com a vitória por 2 a 1 na decisão contra o Flamengo, o Verdão entrou para o grupo dos times brasileiros com mais títulos de Libertadores, junto de Grêmio, Santos e São Paulo, todos com três taças. O Maior Campeão do Brasil já era a equipe nacional com mais participações no torneio (21, ao lado de São Paulo e Grêmio), mais jogos (210), mais vitórias (117), mais vitórias como visitante (44), mais gols (392), mais gols como mandante (233) e mais gols como visitante (156 tentos).

Na primeira boa chance do jogo, Mayke recebeu uma bola longa do capitão Gustavo Gómez, e cruzou para Raphael Veiga abrir o placar, aos cinco minutos do primeiro tempo. Foi o quinto gol do vice-artilheiro palmeirense na competição, atrás apenas de Rony, com seis. Apesar de sofrer o gol de empate aos 26 da segunda etapa, marcado pelo atacante Gabriel Barbosa, o Alviverde seguiu o lema do técnico Abel Ferreira e manteve a cabeça fria e o coração quente.

Rumo à gloria eterna, o Palmeiras entrou na prorrogação com garra para levantar a taça. Logo aos três minutos, Deyverson pressionou a saída rubro-negra e forçou um erro de passe do meio-campista Andreas Pereira. O atacante ficou frente ao goleiro Diego Alves e mandou a bola para o fundo das redes. A América é verde pela terceira vez!

Curiosidade: Essa não é a primeira vez que Deyverson marca um gol que define título para o Palmeiras. Em 2018, o atacante balançou as redes na vitória por 1 a 0 diante do Vasco que garantiu o troféu do Campeonato Brasileiro de 2018 para o Verdão com uma rodada de antecipação.

FICHA TÉCNICA
Palmeiras 2 x 1 Flamengo

Data: 27/11/2021
Local: Centenário, em Montevidéu (URU)
Árbitro: Nestor Pitana (ARG)
Cartões amarelos: Rodrigo Caio, Gabriel e De Arrascaeta; Piquerez, Gustavo Gómez, Abel Ferreira e Felipe Melo

Gols: Raphael Veiga aos 5 do 1º Tempo, Gabriel Barbosa aos 26 do 2º Tempo e Deyverson aos 3 minutos do 1º Tempo da prorrogação

Palmeiras: Weverton; Mayke (Gabriel Menino), Luan, Gustavo Gómez e Piquerez (Felipe Melo); Danilo (Patrick de Paula), Zé Rafael (Danilo Barbosa), Raphael Veiga (Deyverson) e Gustavo Scarpa; Dudu (Wesley) e Rony. Técnico: Abel Ferreira

Flamengo: Diego Alves; Isla (Matheuzinho), Rodrigo Caio, David Luiz e Filipe Luís (Renê); Willian Arão, Andreas (Pedro), Everton Ribeiro (Michael) e De Arrascaeta (Vitinho); Bruno Henrique (Kenedy) e Gabriel Barbosa. Técnico: Renato Gaúcho