Departamento de Comunicação

Raphael Veiga abriu caminho para a vitória do Palmeiras por 2 a 1 sobre o Flamengo (obtida na prorrogação) rumo ao título da Libertadores, na final, no Uruguai, neste sábado (27), ao marcar apenas aos quatro minutos de jogo (o Verdão venceu por 2 a 1 na prorrogação – Deyverson marcou o segundo do Verdão). Palmeirense desde a infância, o jogador, contratado para atuar no Verdão pela primeira vez em 2017, vindo do Coritiba, conquistou sua segunda Libertadores no Verdão. Ele é o artilheiro do time na temporada 2021, agora com 18 bolas na rede – mesmo número de gols que marcou pela temporada 2020, até então a mais artilheira de sua carreira.

“Sensação única, é inexplicável. Já estive do lado da torcida, agora posso jogar e ajudar de outra maneira. Fico feliz não só pelo gol, mas por duas Libertadores no mesmo ano. Ninguém vai fazer isso em anos e anos. Estou muito feliz mesmo”, disse o camisa 23 ao final da partida, se referindo às edições de 2020 (cuja final foi disputada em janeiro de 2021) e a de 2021, conquistada neste sábado. “Eu não sei explicar essa sensação, esse momento, essa alegria. Só quero comemorar”, completou.

Raphael Veiga abriu o placar logo no início da partida (Foto: Cesar Greco/Palmeiras)

No total dos 162 jogos que Veiga possui pelo Verdão, foram 22 jogos, dois gols e duas assistências em 2017, seu ano de estreia; em 2019 (pois em 2018 esteve emprestado para o Athletico-PR, onde foi campeão Sul-Americano) fez 31 jogos, marcou cinco gols e concedeu cinco assistências; em 2020, foram 57 jogos, 18 gols marcados e quatro assistências concedidas; e, em 2021, até aqui, 52 jogos, 18 gols e seis assistências – portanto, ainda tem a chance de isolar 2021 como seu ano mais artilheiro da carreira.

Veiga tem um fato curioso que marca sua carreira: jamais perdeu pênalti, seja no tempo regulamentar ou em disputas eliminatórias, pelo Palmeiras. Foram 15 oportunidades, sendo 13 durante os 90 minutos de jogo e duas em decisões por penalidades máximas. A última cobrança convertida aconteceu no duelo com o Grêmio, na Arena do Grêmio, pelo Campeonato Brasileiro. Com isso, ele é o segundo jogador que mais fez gols de pênalti no tempo regulamentar pelo Palmeiras neste século: 13 no total, ao lado de Alex Mineiro e atrás apenas de Edmundo, com 14.

Além disso, Veiga foi titular nas finais da Libertadores (2020 e 2021) e da Copa do Brasil, foi um dos três palmeirenses a fazer gols em todas as competições regulares disputadas em 2020, ao lado de Luiz Adriano e Gustavo Gómez. Na campanha campeã da Copa do Brasil 2021, aliás, foi o artilheiro (quatro gols) e o garçom (duas assistências, uma em cada partida das finais) time e, de quebra, eleito pela CBF o craque da competição, além de ter sido o único jogador presente em todas as partidas do time na Copa do Brasil 2020.

Na atual temporada, ele é o segundo colocado em participação em gol nesta temporada, com 24 (18 gols e seis assistências), atrás apenas de Gustavo Scarpa, com 30. No elenco, de forma geral, ele é o terceiro maior artilheiro, com 43 gols, atrás apenas de Willian (66) e Dudu (74). Aliás, com estes seus 43 gols pelo clube, ele já aparece no top 100 dos maiores artilheiros da história do Verdão, na 65ª posição, ao lado de Ministrinho, craque dos anos 20 e 30 do século passado, e Paulinho, meia-atacante dos anos 50.