Centro de Formação de Atletas

O Centro de Formação de Atletas (CFA) do Palmeiras se consolidou nos últimos anos como uma das principais referências de base no Brasil. Com dezenas de títulos de expressão conquistados e inúmeros recordes quebrados, o clube colhe os frutos da estruturação iniciada em 2013 e do investimento em profissionais de diversas áreas, o que permitiu estabelecer uma filosofia de trabalho única em suas nove categorias (Sub-10, Sub-11, Sub-12, Sub-13, Sub-14, Sub-15, Sub-16, Sub-17 e Sub-20) e de intercâmbio com o departamento de futsal.

Atualmente, o Palmeiras trabalha com mais de 200 atletas em suas categorias inferiores, provendo acomodações para jogadores do Sub-15 ao Sub-20, e os treinamentos são realizados na Academia de Futebol 2, em Guarulhos (SP), de uso exclusivo da base. O local conta com cinco campos em tamanho oficial (incluindo um com arquibancada e camarotes), campo específico para treino de goleiros, vestiários, academia de musculação, departamento médico e rouparias. Além disso, o Alviverde disponibiliza acompanhamento nutricional e um restaurante próprio para os jovens. Periodicamente, as Crias da Academia também fazem treinos em campos de terra espalhados pela cidade, com o objetivo de aprimorar o reflexo, o improviso e o drible em um terreno irregular e cheio de obstáculos.

O núcleo de captação de talentos foi totalmente reformulado em 2015, aumentando o número de observadores técnicos de dois para sete, todos com regiões de atuação bem definidas. Assim, o Verdão monitora o desempenho de jovens em torneios, escolinhas, projetos sociais e comunidades, sem contar a grande rede de contatos espalhada por todo o território nacional e sul-americano. O clube também foi um dos primeiros do Brasil a criar um núcleo de serviço social, em 2006, para atuar nas áreas de educação, saúde, cultura, lazer e socialização (com trabalho psicológico integrado).

Disputar competições no exterior, especialmente na Europa, é parte da rotina no Maior Campeão do Brasil. Os garotos adquirem importante bagagem ao enfrentar os principais clubes do mundo, e o Palmeiras ainda tem oportunidade de internacionalizar sua marca, mobilizar fãs espalhados pelo planeta e explorar novos mercados. Só entre 2014 e 2019, o Palmeiras visitou mais de 15 países, entre eles Inglaterra, Itália, Alemanha, França, Suíça, Holanda, República Tcheca, China, Japão, Estados Unidos e Qatar, entre outros.

Alguns dos principais títulos da base palmeirense foram conquistados recentemente. Em 2018 e 2019, por exemplo, o time Sub-17 encantou a torcida espanhola e faturou Bicampeonato Mundial de Clubes da categoria de forma invicta, com vitórias sobre o Real Madrid-ESP e o Leganés-ESP na decisão, respectivamente. Em 2022, o Sub-20 se tornou o primeiro da história a conquistar a Tríplice Coroa da categoria ao vencer a Copa São Paulo de Futebol Júnior, o Campeonato Brasileiro (em plena casa corintiana e diante do maior rival) e a Copa do Brasill no mesmo ano. O Verdão venceu ainda a Copa São Paulo de 2023, o Brasileiro Sub-20 de 2018, a Copa do Brasil Sub-20 de 2019 e as Copas do Brasil Sub-17 de 2017, 2019 e 2022, entre outros vários títulos estaduais, nacionais e internacionais, totalizando mais de 100 troféus do Sub-10 ao Sub-20 desde 2015.

O bom trabalho não passou despercebido pela Seleção Brasileira, tanto que o Palmeiras foi o recordista de convocações de base nas temporadas de 2017, 2018, 2019, 2020, 2021 e 2022, seis anos consecutivos. Muitos atletas de prestígio no cenário futebolístico atual foram formados na base alviverde – entre os mais recentes, destaca-se o nome de Gabriel Jesus, titular da Seleção Brasileira na Copa do Mundo de 2018 e campeão da Copa América em 2019. Tradicional formador de goleiros, o Verdão também mantém ativa sua Escola de Goleiros, pela qual passaram arqueiros como Oberdan Cattani, Zetti, Velloso, Marcos e Diego Cavalieri.

Os jovens também estão cada vez mais presentes no dia a dia do time profissional, graças à integração e à unificação das áreas física, técnica e tecnológica – o clube adota diversas ações com o objetivo de facilitar a transição dos jogadores do Sub-20 ao time principal. Um exemplo disso é a participação fundamental das Crias da Academia na conquista da Tríplice Coroa (Libertadores, Copa do Brasil e Paulista) em 2020 e do tricampeonato da Libertadores em 2021, sobretudo na figura dos garotos Gabriel Menino, Patrick de Paula, Danilo, Gabriel Veron, Gabriel Silva, Renan, Lucas Esteves e Wesley, entre outros. Com um programa voltado à progressão e desenvolvimento do atleta em todos os seus estágios, a tendência é que o torcedor veja cada vez mais jogadores formados na Academia de Futebol brilhando nos campos do Brasil e do mundo.

Equipe do Centro de Formação

Lucas Andrade Técnico do Sub-20
Gilmey Aymberê Auxiliar técnico do Sub-20
Rafael Paiva Técnico do Sub-17
Lucas Macorin Auxiliar técnico do Sub-17
Hamilton Mendes Técnico do Sub-16
Léo Mendes Técnico do Sub-15
Túlio Bilaque Técnico do Sub-14
Rodrigo Jordão Técnico do Sub-13
Renan Tavares Técnico do Sub-11
Luciano Junior Coord. Preparação de Goleiros
André Croda Preparador de Goleiros do Sub-17/16
Rafael Carvalho Treinador de Goleiros Sub-15/Sub-14
Victor Rafael Treinador de Goleiros Sub-13/Sub-11
Douglas Gramani Observador Técnico
Marcão Pirassununga Observador Técnico
Jorge Santos Observador Técnico
Marcelo Francisco Observador Técnico
Sergio Passarinho Observador Técnico
Juarez Fischer Observador Técnico
Genisvando Dunda Observador Técnico
William Germano Observador Técnico
Sidney Rodrigues Analista de Desempenho do Sub-20
João Pedro Fabrini Analista de Desempenho do Sub-17
Matheus Mousadis Analista de Desempenho do Sub-15
Dr. Guilherme Dilda Coordenador Médico
Dr. Filipe Barbosa Médico
Dra. Julia Canali Médica
Dr. Marcel Annichino Médico
Dr. Vitor Emmerich Médico
Dr. Romão Sampaio Médico
Dr. Paulo Macedo Médico
Dr. Liter Nunez Médico
Michael de Paula Fisiologista
Leonardo Rezende Fisiologista
Robson Almeida Coordenador de Fisioterapia
Bruno Presotto Fisioterapeuta
Nikolas Roselli Fisioterapeuta
Guilherme Madureira Fisioterapeuta
Bruno Costa Fisioterapeuta
Pedro Henrique Fisioterapeuta
Ângelo Alves Preparador Físico Sub-20
Rodrigo Santana Preparador Físico Sub-17
Lucas Sales Preparador Físico Sub-15
Edson Sanguinete Preparador Físico de Transição
Katy Matias Nutricionista
Matheus Firmo Massagista
Valter Assueiro Massagista
Sergio Procópio Massagista
Carolina de Campos Psicóloga
Anna Panfili Psicóloga
Alessandra Barelli Pedagoga
João Paulo Sampaio Coordenador Geral
Eduardo Batista Gerente Administrativo
Domiciano Souza Coordenador da Academia de Futebol 2
Victor Santos Supervisor
Karina Oliveira Supervisora
Marco Renna Encarregado Fiscal
Fernando Souza Supervisor de Registro
Kall Assistente de Departamento
Roberto Auxiliar de Almoxarifado
Carolina Recepcionista
Eliezer Roupeiro do Sub-20
Neemias Roupeiro do Sub-17 e Sub-16
Rodrigo Roupeiro do Sub-15 e Sub-14
Renato Roupeiro do Sub-13 e Sub-11
Alexandre Segurança
Nilton Segurança
Pedro Segurança
Centro de Formação de Atletas
Desenvolvido por Foursys