No mesmo dia no qual completou 20 anos de fundação, o Palestra Italia venceu o Atlético Paulista na penúltima rodada do campeonato estadual e entrou para o seleto grupo de times que conseguiram conquistar três títulos paulistas em sequência, juntando-se a São Paulo Athletic, Paulistano e Corinthians. Mantendo a base dos anos anteriores e se reforçando com os irmãos Aymoré e Zezé Moreira, o clube conquistou o sexto Paulistão de sua história.
Em um torneio relativamente curto – disputado em pontos corridos, por oito equipes que se enfrentaram em turno e returno –, não houve tempo para errar. O time palestrino engatou grandes goleadas diante do Ypiranga (7×1 e 5×0), Sírio (6×0 e 4×0) e do rival Santos (5×0), chegando à penúltima rodada com 11 vitórias e um empate.
Era preciso um triunfo simples sobre o penúltimo colocado para ficar com o título, fato que se mostrou mais difícil do que o imaginado quando o primeiro tempo acabou em 0 a 0. As palavras do técnico Humberto Cabelli surtiram efeito no intervalo, pois o time voltou diferente para a segunda etapa. Gabardo abriu o placar aos 5 minutos e, logo na sequência, Gutierrez e Lara ampliaram. Zuta ainda diminui para os donos da casa, mas nada que tirasse o brilhantismo da equipe com o melhor ataque, melhor defesa e detentora do artilheiro do campeonato – Romeu Pellicciari, com 13 gols em 14 jogos.
Campanha:
Jogos: 14 (12 vitórias, 1 empate e 1 derrota)
Gols marcados: 45
Gols sofridos: 8
Jogo decisivo:
Palestra Italia 3×1 Atlético Paulista
Campeonato Paulista de 1934 (13ª rodada)
26/08/1934
Estádio Antônio Alonso. São Paulo-SP
Juiz: Victor Carratu (SP)
Palestra Italia: Aymoré; Carnera e Junqueira; Zezé Moreira, Dula e Tuffy; Álvaro, Elísio Gabardo, Romeu Pellicciari (Gutierrez), Lara e Vicente. Técnico: Humberto Cabelli.
Atlético Paulista: Rossetti; Pinheiro e Pedro; Antunes, Del Popolo e Atílio; Guilherme, Zuta, Heitor, Del Vecchio e Jaime.
Gols: Elísio Gabardo (5’ do 2ºT-PAL), Gutierrez (13’ do 2ºT-PAL), Lara (19’ do 2ºT-PAL) e Zuta (32’ do 2ºT-APA).