Um ano após visitar o Nordeste pela primeira vez, disputando quatro amistosos na Bahia, o Palestra Italia, recém-campeão do Campeonato Paulista Extra ao bater o Corinthians na decisão, excursionou pelo Ceará a convite do presidente do Ceará Sporting Clube, sr. Francisco Anysio de Oliveira Paula, pai do humorista Chico Anysio, morto em 2012 – Chico tinha sete anos de idade à época e contava que desde então se tornara palmeirense (“ou melhor, palestrino!”, ele enfatizava).
A estreia alviverde em terras cearenses foi contra o próprio Ceará, com vitória avassaladora por 5 a 1 (gols de Barrilote, duas vezes, Luiz Imparato, Feitiço e Luizinho, e grande atuação do goleiro Jurandyr, então figura constante na Seleção Brasileira). Três dias depois, diante do Estrela do Mar, triunfo por 2 a 0 (dois gols de Luizinho). E após quatro dias, nova goleada por 5 a 1, desta vez sobre o Maguari (gols de Luizinho, duas vezes, Feitiço, Armandinho e Barrilote).
O futebol cearense ainda vivia o período do amadorismo, e a passagem do Palestra Itália encantou o público, impulsionando os times do estado a se profissionalizarem. Jornais locais se dedicaram a entender o segredo daquele “Esquadrão Gigante”, apontando o clube paulista como “um dos mais caros do país, pois dispensa anualmente 400 contos com o seu contendo”. “São os seus jogadores mais caros: Luizinho e Junqueira, os quais receberam 20 contos de luva e percebem 1 conto de reis mensalmente”, destacou o jornal Unitário.
Depois dos três amistosos, formou-se uma seleção entre os melhores jogadores daqueles times para fazer um último desafio ao Palestra. Apesar de mais equilibrado, o duelo mais uma vez terminou com triunfo dos visitantes, desta vez por 2 a 1 (gols de Luizinho e Feitiço).
Todas as partidas foram realizadas no Campo do Prado, principal praça de esportes de Fortaleza (CE) entre a inauguração, em 1912, e o surgimento do Estádio Presidente Vargas, em 1941, quando toda sua estrutura foi transferida para o novo espaço.
Seleção Cearense 1×2 Palestra Italia
Data: 04/12/1938
Local: Campo do Prado, em Fortaleza (CE)
Árbitro: Thomaz Cardoso de Almeida
Gols: Luizinho e Feitiço
Palestra Italia: Jurandyr; Siqueira e Begliomini; Tunga, Dudu e David (Wilson); Barcelona, Luizinho, Barrilote, Feitiço e Luiz Imparato (Armandinho). Técnico: Ventura Cambon.
Seleção Cearense: Zé Augusto; Camilo e Zé Félix; Viana, Valter (Dandoca) e Airton (Odilon); Pirão (Jandir), Vem-vem (Mamede), Matuca, Farnum e Feliciano.