A Taça Guarany marcou o primeiro jogo do Palmeiras contra um adversário internacional. O duelo foi com o Paraguai e aconteceu no dia 26 de outubro de 1922, exatos oito anos e dois meses após a fundação do clube. O Palestra Italia ficou com o troféu ao superar o adversário por 4 a 1.
A Seleção Paraguaia estava no Brasil para a disputa da sexta edição do Campeonato Sul-Americano de Futebol (atual Copa América) e terminou a competição como vice-campeã. O título ficou com a Seleção Brasileira, pela segunda vez na história – a primeira foi em 1919.
Ocupando um território que compreende todo o Paraguai, regiões do Brasil e pedaços da Bolívia e da Argentina, o povo Guarani é uma das mais representativas etnias indígenas do continente e foi uma das primeiras a terem sido impactadas pela chegada dos europeus. Deste contato, por exemplo, surgiu a fundação de Assunção, atual capital do Paraguai.
Palestra Italia 4×1 Paraguai
Data: 26/10/1922
Local: Parque Antarctica, em São Paulo (SP)
Árbitro: Sylvio Lagrecca
Gols: Heitor (3) e Caetano Imparato
Palestra Italia: Primo; Nigro e Gasperini; Bertolini, Xingo e Arturo Fabbi; Forte, Ministro, Heitor, Caetano Imparato e Martinelli. Técnico: Angelo Bernardelli.
Seleção do Paraguai: Denis; González e Paredes; Miranda, Fleitas Solich e Benítez; Schaere, Capdeville, Lopes, Rivas e Prates. Técnico: Fleitas Solich.