O Palmeiras iniciou a pré-temporada de 1962 com uma excursão pela América do Sul, primeiramente atravessando o Peru com 100% de aproveitamento em três amistosos (3 a 2 no Universitario-PER, 1 a 0 no Alianza Lima-PER e 2 a 1 no Deportivo Municipal-PER) e vencendo também um amistoso no Equador (4 a 1 no Sport Patria-EQU).
Na sequência, o Verdão foi ao interior da Colômbia para participar dos festejos da tradicional Feira de Manizales, realizada desde 1951 com jogos, touradas, exposições, desfiles, apresentações musicais e concurso de beleza. Foram dois jogos na cidade: um contra o principal time local, o Once Caldas-COL, com vitória por 2 a 1 (gols de Américo Murolo e Vavá), e outro contra o grande Millonarios-COL, com triunfo por 4 a 0 (dois gols de Américo Murolo, um de Vavá e um de Julinho Botelho). Ainda em solo colombiano, a equipe alviverde aceitou convite do Millonarios-COL para um novo amistoso, desta vez na capital Bogotá (empate em 1 a 1). E encarou o América de Cali-COL em Cali (vitória por 5 a 1).
Depois, os palmeirenses golearam a LDU-EQU por 4 a 1 em amistoso no Equador e voltaram ao Peru para mais três amistosos, todos em Lima (PER): 3 a 0 no Sporting Cristal-PER, 3 a 1 no Universitario-PER e 1 a 0 no Botafogo-RJ (o duelo com os cariocas não estava previsto, mas, como os dois clubes brasileiros estavam invictos em seus amistosos pelo país, cancelou-se o terceiro amistoso que eles fariam com equipes locais e promoveu-se o encontro verde-amarelo em plena capital peruana).
Jogo decisivo
Millonarios 0x4 Palmeiras
Data: 24/01/1962
Local: Estádio Palogrande, em Manizales (COL)
Gols: Américo Murolo (2), Vavá e Julinho Botelho
Palmeiras: Rosan; Jorge, Djalma Santos, Aldemar e Geraldo Scotto; Zequinha e Chinesinho; Julinho Botelho, Américo Murolo, Vavá e Geraldo. Técnico: Maurício Cardoso.
Millonarios: Centurión; Ávila, Lombana, Bolla e Vulcano; Jamardo e Klinger; Ângulo, Arango, Campillo e Benítez. Técnico: Gabriel Ochoa.