Torneio de Guadalajara (México) – 1959

Torneio de Guadalajara (México) – 1959

O sucesso de público do Campeonato Pan-Americano de 1956, no México, com a seleção da casa ficando em quarto lugar, incentivou a criação de dois torneios de clubes envolvendo equipes mexicanas e estrangeiras, visando também dar experiência internacional ao futebol local.

Um desses torneios foi sediado na capital Cidade do México. Outro foi em Guadalajara, cuja primeira edição, em 1959, foi a única disputada por quatro equipes – a partir de 1960, a competição passou a contar com cinco clubes e foi realizada até 1963, quando o Verdão faturou a taça novamente.

O Torneo Cuadrangular Tapatío (adjetivo para algo associado a Guadalajara, capital do estado de Jalisco) contou com as presenças de Palmeiras, Atlas-MEX, Deportivo Oro-MEX e Irapuato-MEX. Todas as partidas foram disputadas no antigo Parque Felipe Martínez Sandoval, que deixou de ser utilizado após a inauguração do Estádio Jalisco, em 1960.

Nos dois primeiros compromissos pela competição, o Verdão bateu o Deportivo Oro-MEX por 4 a 1 (dois gols de Américo Murolo e dois de Paulinho) e o Atlas-MEX por 2 a 1 (gols de Chinesinho e Américo Murolo). Com o empate em 1 a 1 com o Irapuato-MEX (gol de Américo Murolo) no terceiro duelo, a equipe alviverde precisou esperar pelo resultado das outras partidas para saber quem seria o campeão. Como o Irapuato-MEX foi derrotado pelo Atlas-MEX por 2 a 1 na última rodada, os palmeirenses garantiram o título com cinco pontos contra três do Irapuato (a vitória, à época, valia dois pontos).

Naquele momento, porém, o Palmeiras já não estava mais em solo mexicano, e o clube acabou deixando troféu, chamado Carta Blanca, em Guadalajara, também como gratidão ao povo local pela hospitalidade.

O torneio fez parte da pré-temporada palmeirense de 1959. A excursão pelo continente americano, patrocinada pela Companhia de Cervejas Caracu, hoje uma das mais tradicionais do Brasil, começou com amistosos no Equador (goleada sobre o Barcelona-EQU por 4 a 1) e na Guatemala (vitória por 4 a 2 sobre o Aurora-GUA). No México, além do quadrangular, o Verdão disputou três amistosos (triunfos sobre o Toluca-MEX por 1 a 0, o Morelia-MEX por 2 a 0 e o Irapuato-MEX por 3 a 2).

A viagem foi finalizada com quatro amistosos no Peru (vitórias por 7 a 0 sobre o Deportivo Municipal-PER e 2 a 1 sobre a Seleção do Peru, empate por 0 a 0 novamente com a Seleção do Peru e derrota por 1 a 0 para o Universitario-PER), um no Chile (empate em 1 a 1 com a Seleção do Chile) e um na Argentina (empate em 1 a 1 com o Boca Juniors-ARG).

Jogo decisivo:
Irapuato-MEX 1×1 Palmeiras

Data: 05/02/1959
Local: Estádio Parque Felipe Martinez Sandoval, em Guadalajara (MEX)
Gol: Américo Murolo

Palmeiras: Valdir de Morais; Jorge, Valdemar Carabina, Ivan Palmeira e Geraldo Scotto; Formiga e Chinesinho; Julinho Botelho (Arí), Paulinho, Américo Murolo (Ênio Andrade) e Romeiro. Técnico: Oswaldo Brandão.

Desenvolvido por Foursys