Torneio Início do Campeonato Paulista – 1942

Torneio Início do Campeonato Paulista – 1942

O Torneio Início de 1942 marcou o último título conquistado pelo Palestra Italia antes das mudanças de nome, primeiro para Palestra de São Paulo, em 13 de março daquele ano, e depois para Palmeiras, em 14 de setembro. As alterações ocorreram por conta da entrada do Brasil na Segunda Guerra Mundial com os Aliados (EUA, Reino Unido, França e União Soviética) e contra o Eixo (Alemanha, Itália e Japão).

Disputada no dia 1º de março de 1942, a competição foi também a última com exibição oficial do Palestra Italia – três dias depois, o clube ainda realizou um amistoso contra a Portuguesa antes de, já como Palestra de São Paulo, voltar a campo no dia 14 daquele mesmo mês para a disputa do Torneio Quinela de Ouro, estreando contra o São Paulo.

Inaugurado em 1940, o Pacaembu foi a sede do Torneio Início que, naquela edição, teve o troféu batizado de Paulo Meirelles, uma homenagem ao antigo jornalista e advogado que foi chefe de esportes do Diário da Noite, ocupou cargos de diretoria na Federação Paulista de Futebol e foi sócio fundador do Sindicato dos Jornalistas Profissionais do Estado de São Paulo e da Associação dos Cronistas Esportivos do Estado de São Paulo.

Palestra e Juventus estrearam já na segunda fase, com vitória alviverde por 2 a 1 (gols de Pipi e Cabeção). Na semi, o Verdão bateu a Portuguesa, algoz do São Paulo na fase anterior, também por 2 a 1 (gols de Lima e Waldemar Fiume). Na decisão contra o Santos, que eliminara São Paulo Railway (1 a 0), Hespanha (1 a 0) e Corinthians (1 a 0), o Palestra venceu por 1 a 0 (gol de Cabeção) e garantiu o pentacampeonato da competição.

Jogo decisivo:
Palestra Italia 1×0 Santos

Data: 01/03/1942
Local: Estádio do Pacaembu, em São Paulo (SP)
Gol: Cabeção
Árbitro: José Alexandrino

Palestra Italia: Clodô; Junqueira e Begliomini; Oliveira, Gogliardo e Del Nero; Cabeção, Lima, Waldemar Fiume, Echevarrieta e Pipi. Técnico: Armando Del Debbio.

Desenvolvido por Foursys