Academia de Futebol

São Paulo

Av. Marquês de São Vicente, 2650
Água Branca – São Paulo/SP
CEP 05036-040
Telefone: (11) 3619-1700
Fax: (11) 3619-1705

Situado na Zona Oeste de São Paulo, em uma região bem próxima à sede social do Palmeiras e ao Allianz Parque, a Academia de Futebol I abriu suas portas em 1991 e, desde então, é o local de treinamento do elenco profissional do Verdão.

O espaço conta com o Complexo Técnico Patrono Luigi Cervo e o Centro Crefisa Capitão Adalberto Mendes, além do prédio que abriga a Presidência, a Comunicação, o Marketing, o Transporte e a Manutenção e do edifício onde estão o vestiário dos funcionários, a estamparia, a lavanderia, o depósito e a churrasqueira.

Complexo Técnico Patrono Luigi Cervo

O Complexo Técnico Patrono Luigi Cervo foi contemplado em 2018 após profunda reforma na estrutura anterior. O espaço é formado por dois vestiários, sala do treinador, sala da comissão técnica, sala de análise de desempenho, três campos com medidas oficiais (sendo um de grama artificial) e uma caixa de areia para exercícios físicos.

O Vestiário São Marcos, batizado em reverência ao jogador que por mais tempo frequentou a Academia de Futebol (20 anos), tem 39 armários e um total de 152 m² (era 77 m² antes da remodelação), sem contar a sala de massagem, a área de banho e uma espaçosa rouparia. Já o Vestiário Pratas da Casa, estilizado com imagens de grandes craques surgidos no clube, tem 28 armários, área de banho e uma pequena sala de reunião.

A Sala Oswaldo Brandão e a Sala Valdir Joaquim de Morais, usadas respectivamente pelo treinador e pela comissão técnica, homenageiam dois ídolos da história do Palmeiras – Brandão é quem mais comandou o time em campo (585 jogos) e Valdir é o criador da função de preparador de goleiros no futebol brasileiro.

O nome do complexo exalta a figura de Luigi Cervo, o imigrante que teve a ideia de fundar um time que representasse toda a comunidade italiana em São Paulo e que brigou para que o futebol fosse a principal atividade do clube.

Centro Crefisa Capitão Adalberto Mendes

Inaugurado no início de 2017 na área onde ficava o antigo ginásio poliesportivo, o Centro Crefisa Capitão Adalberto Mendes é referência de modernidade e excelência no país. O edifício de três andares oferece toda a estrutura necessária para o dia a dia de trabalho dos atletas e funcionários da Academia de Futebol e também serve de concentração pré-jogo.

O andar térreo conta com um completo Núcleo de Saúde e Performance composto por consultórios médico, odontológico, de fisioterapia, de fisiologia, de radiologia, de nutrição, de enfermagem, de podologia e de estética, por três piscinas para trabalhos regenerativos e de hidromassagem e por uma ampla academia de musculação, tudo equipado com aparelhos de última geração.

No mesmo piso estão os departamentos administrativo e jurídico, as três salas de reunião (Mundial, Libertadores e Mercosul) e uma cozinha industrial com refeitório para 80 pessoas. A recepção tem como tema a Arrancada Heroica de 1942 e traz uma estátua do Capitão Adalberto Mendes, vice-presidente do Palestra Italia à época da mudança para Palmeiras e condutor do time sob a bandeira brasileira no dia da primeira partida com o novo nome.

O segundo andar tem 34 quartos individuais e 10 quartos duplos à disposição de jogadores e comissão técnica – nas paredes dos corredores, uma linha do tempo conta a trajetória do clube desde a fundação até a conquista do título de Campeão do Século XX. Já o terceiro andar abriga um auditório para palestras e preleções, salão de jogos e um minicinema.

Desenvolvido por Foursys