Ezequiel Simoni
26 de agosto de 1914 a 25 de outubro de 1914
Profissional liberal com formação e atuação na área de pedicuro (tratamento da saúde dos pés), Ezechiele Simone nasceu no ano de 1869 em Pisa, na região da Toscana (Itália), e faleceu em 27 de abril de 1945, sepultado no Cemitério do Araçá, na capital paulista.
Aos 45 anos de idade, foi a voz experiente na reunião de fundação do Palestra Italia, usando a palavra com competência, com critério, sem alardear empáfia inoportuna. Ensinou como se iniciava uma sociedade de modo prático: os propósitos, os estatutos, os sócios, a sede social, os primeiros subscritores, a primeira assembleia para nomeação dos dirigentes, enfim, todas as questões burocráticas a serem cumpridas.
Esse conhecimento foi adquirido principalmente entre 1911 e 1912, quando presidiu a Associação Dramática R. Cosmopolita, localizada no centro da cidade de São Paulo, dedicada às artes (teatro, saraus, poesias, danças, música e afins). Simoni, aliás, era um líder conhecido por sua atuação junto ao operariado, organizando atividades de propaganda em organizações anarquistas da época, como o Grupo Libertário Germinal e a Federação Operária de Santos, e se envolvendo em atividades teatrais anarquistas.
Por unanimidade, foi aclamado o primeiro presidente do Palestra Italia no ato de fundação da sociedade. O vice-presidente da gestão foi Luigi Emanuelle Marzo, tesoureiro da Associação Cosmopolita na época de Simoni e também sócio fundador palestrino.