Leonardo Pareto

16 de junho de 1915 a 18 de agosto 1915

Nascido em 10 de setembro de 1885 em Gênova, região da Ligúria (Itália), Leonardo Antonio Luigi Giuseppe Pareto trabalhou no Banco Francês-Italiano e na Casa Bancária Briccola de São Paulo como contador. Assumiu a presidência do Palestra Italia em caráter de urgência, em um momento em que diversos italianos e descendentes residentes no Brasil foram convocados pelo exército da Itália para defender o país na Primeira Guerra Mundial. Também por conta dos compromissos militares, deixou o cargo no clube após dois meses para atuar no fronte de batalha.

Fez parte da diretoria do Clube Esperia como segundo secretario em 1913, ao lado de Menotti Falchi e Ludovico Baccchiani, que anos mais tarde também assumiram a condição de presidentes do Palestra Italia. Foi membro do Circolo Italiano de São Paulo, onde, junto com outros combatentes na Primeira Guerra Mundial, foi homenageado quando retornou à cidade após o conflito.

Sob sua direção, a história registra apenas um jogo, contra o Paulistano, no Velódromo, casa do rival. Foi a terceira partida do Palestra que se tem conhecimento, a primeira derrota.