Eduardo Matarazzo

23 de novembro de 1928 a 01 de março de 1932

A família Matarazzo sempre participou ativamente da vida do Palestra Italia desde seus primeiros anos, entretanto, Luiz Eduardo Matarazzo foi o único a assumir formalmente a presidência do clube. Nascido em 3 de junho de 1902, em São Paulo (SP), ele era o caçula dos 13 filhos do Conde Francisco Matarazzo e da Condessa Filomena Saneevieri. Antes de ser presidente, ocupou o cargo de conselheiro, foi aclamado como sócio fundador da instituição por atos de benemerência e sócio Grã-Benemérito.

A sua gestão, no ano de 1929, lançou a pedra fundamental para a construção do Estádio Palestra Italia, concluída no ano de 1933. Foi com Matarazzo no poder também que o elenco palestrino passou por grande transformação, com o fim da carreira de craques da primeira geração da história do clube, como o zagueiro Bianco (1929), o médio Amílcar (1930) e o atacante Heitor (1931), e a chegada de novas referências, casos, por exemplo, do goleiro Nascimento (vindo da AA Palmeiras), do zagueiro Junqueira (que atuava em equipes amadoras de Jacarezinho-PR) e do meia-atacante Romeu Pellicciari (oriundo de equipes amadoras de Jundiaí-SP), trio fundamental nas glórias dos anos 1930. Naquela virada de década, o Palestra começou a bilhar também nas quadras de basquete, conquistando seus três primeiros títulos (Campeonato Paulistano de 1928, 1929 e 1931).

Ao deixar a presidência, Matarazzo participou da Comissão Pró-Estádio na época da construção das arquibancadas de concreto do Palestra Italia, entre 1932 e 1933, e teve seu retrato exibido em destaque no Salão Nobre do clube em 1936 pelos seus relevantes serviços prestados à instituição.

Herdeiro de terras e do título de conde do pai, ocupou posição de relevo nos negócios imobiliários de São Paulo, tendo sido presidente da Companhia Central de Importação e Exportação (Concentral S.A.) e da Companhia Territorial Urbana Paulista S.A., com destaque para os investimentos e o desenvolvimento do bairro do Butantã (Zona Oeste da capital) e imediações, entre outros empreendimentos. Também representou importantes empresas estrangeiras no Brasil e foi um dos mais antigos importadores de veículos motorizados.

Era praticante de golfe, sendo um dos pioneiros da modalidade no país. No início dos anos 1930, chegou a montar um pequeno campo onde hoje está localizado o Shopping Iguatemi e, após a morte do pai, em 1937, deu início à construção do atual São Francisco Golf Club em uma fazenda de sua propriedade,  uma área da atual cidade de Osasco localizada na divisa com São Paulo.

Em 1941, foi retratado pelo renomado pintor brasileiro Candido Portinari em uma tela à óleo com dimensões de 70 cm de altura por 58 cm de largura. É nome de uma avenida na Vila Nhocuné (Zona Leste de São Paulo) e de ruas na região do Butantã e da Vila São Silvestre (também na Zona Leste), além de batizar um edifício na rua XV de Novembro (centro histórico da capital) e de uma escola municipal de ensino fundamental na região do Parque dos Príncipes (Zona Oeste), entre outras benemerências.

Foi casado com Bianca Troise, filha do Comendador da Grã-Cruz Paschoal Troise, com quem teve as filhas Maria Grazziela e Claudia. Faleceu em 1958 em Zurique, na Suíça, aos 56 anos de idade, tendo sido sepultado em Roma, na Itália.