Leila Pereira
15 de dezembro de 2021 a 15 de dezembro de 2027
Uma das principais executivas do mercado brasileiro na atualidade, a empresária Leila Mejdalani Pereira nasceu no dia 11 de novembro de 1964 em Cambuci, no estado do Rio de Janeiro, e quando tinha menos de um ano de idade se mudou com a família para Cabo Frio, também no interior do estado do Rio.
Leila se formou em Jornalismo e em Direito, mas a vocação para os negócios, potencializada pelo incentivo do marido José Roberto Lamacchia, fez com que ela entrasse no mundo empresarial. Assumiu o comando da Crefisa em 2008 e também é a presidente do Centro Universitário das Américas (FAM), além de gestora de outras 11 empresas do grupo.
No Palmeiras, Leila se tornou a conselheira mais votada da história em 2017, obtendo um total de 248 votos, e foi reeleita em 2021 também com resultado recorde, desta vez de 387 votos. No dia 20 de novembro de 2021, em votação com chapa única, foi eleita a 40ª presidente da história do clube, sendo a primeira mulher – recebeu 1.897 votos dos associados de um total de 2.141 (foram 244 em branco), superando, assim, os 50% necessários para garantir a eleição. A reeleição ocorreu em 24 de novembro de 2024, com vitória por 2295 votos contra 858 do advogado Savério Orlandi (foram 30 em branco).
Com a Crefisa e a FAM sendo as principais parceiras do Palmeiras desde 2015, a empresária participou ativamente da reconstrução do clube e viu o investimento de suas empresas refletir nos títulos nacionais da Copa do Brasil de 2015 e 2020 e do Campeonato Brasileiro de 2016 e 2018, consolidando o Verdão como o Maior Campeão do Brasil, além do Campeonato Paulista, em 2020, e do bicampeonato da CONMEBOL Libertadores, em 2020 e 2021.
Depois de assumir o cargo, se tornou a primeira presidente da história do clube a ganhar um total de seis títulos em um intervalo de duas temporadas: a CONMEBOL Recopa de 2022, os Campeonatos Paulistas de 2022 e 2023, os Campeonatos Brasileiros de 2022 e 2023, e a Supercopa do Brasil de 2023. Com o Campeonato Paulista de 2024, o Palmeiras conquistou novamente o tricampeonato estadual despois de 90 anos.
Além disso, no mesmo período, a equipe feminina se sagrou campeã da CONMEBOL Libertadores de 2022 e dos Campeonatos Paulistas de 2022 e 2024. Ainda no mandato de Leila, as categorias de base do clube levantaram mais nove troféus de competições nacionais. O Sub-20 conquistou o bicampeonato da Copa São Paulo (2022 e 2023), a Copa do Brasil de 2022 e os Campeonatos Brasileiros de 2022 e 2024. O Sub-17 venceu as taças do Brasileiro e da Copa do Brasil em 2022 e defendeu ambas em 2023, garantindo dois bicampeonatos. Nos estaduais, amplo domínio das equipes de base do Verdão com 11 títulos em 19 torneios disputados pelas categorias Sub-20, Sub-17, Sub-15, Sub-14, Sub-13, Sub-12 e Sub-11.
Fora de campo, em ação direta contra o cambismo e visando ampliar o conforto e a segurança de quem frequenta o Allianz Parque, o Palmeiras foi o primeiro clube do mundo a implementar o sistema de biometria facial em todos os acessos ao seu estádio. O mesmo foi feito para o acesso dos associados ao clube social, onde, aliás, a gestão promoveu grandes mudanças, como a reforma completa do Conjunto Aquático pela primeira vez desde a inauguração nos anos 1950, a modernização do Parquinho, a construção de uma quadra de beach tennis, a parceria com a Paróquia San Gennaro para melhoria na organização das festas juninas, a criação da Expo Palmeiras para exposição e venda de produtos licenciados e a remodelação das festas temáticas, inclusive com a presença de grandes nomes da música brasileira, oferecendo mais sofisticação e diversão para os frequentadores.
Em Guarulhos, foram feitas as reformas dos campos e da infraestrutura da Academia de Futebol 2, com destaque para um amplo e bem equipado Núcleo de Saúde e Performance, a exemplo do que é oferecido aos jogadores profissionais na Academia de Futebol 1. Leila também ampliou vertiginosamente o investimento no futebol feminino do Verdão, sobretudo abrindo mão de propriedades na camisa que seriam da Crefisa e da FAM para abrir espaço a novos patrocinadores.
Na área dos negócios, a grande novidade foi o lançamento do Palmeiras Pay, conta digital do Verdão por meio da qual é possível fazer transferências, solicitar cartões de crédito e débito e fazer investimentos, entre outros serviços, além de contar com parceiros estratégicos e com produtos sorteados periodicamente. Como a todo correntista que solicita um cartão é oferecido um período de degustação com posterior adesão voluntária ao Avanti, o Palmeiras Pay ainda ajudou a alavancar o número de sócios-torcedores do clube – o programa alviverde foi o primeiro do país a ultrapassar a marca de 200 mil adeptos.
Dando sequência ao processo de expansão da marca Palmeiras, a Academia de Futebol inaugurou sua primeira escola fora do país, em Dubai (Emirados Árabes Unidos), e a loja on-line do Verdão passou a fazer entregas internacionais, entre outras ações. Já o lançamento do Palmeiras Cast foi outro passo dado na direção de aproximar ainda mais os torcedores dos personagens alviverdes.
Foi ainda na gestão Leila Pereira que a Assembleia de Sócios aprovou a diminuição dos conselheiros vitalícios do clube de 148 para 120, com o consequente aumento de 152 para 180 no número de conselheiros eleitos. Um desses conselheiros, aliás, o eterno artilheiro Cesar Maluco, foi homenageado pela presidente com um busto de bronze na Sala de Troféus.