Departamento de Comunicação

Assim como na conquista inédita da Recopa 2022, no último mês, o meia Zé Rafael voltou a balançar as redes adversárias em uma final e ajudou o Verdão a sair de campo com um troféu: o 24o Paulistão da história do Alviverde, neste domingo (03/04), no Allianz Parque. Desta vez, o jogador marcou o segundo gol palmeirense na vitória por 4 a 0 na decisão sobre o São Paulo – os 2 a 0 já levariam a partida para os penais.

“A nossa equipe não se entrega e, hoje, mostrou novamente do que é capaz. Somos tranquilos. Trabalho sempre para estar nesses momentos de comemoração. Vou seguir fazendo isso, deixando os outros falarem e acumulando medalhas”, declarou Zé após a conquista.

No dia 02 do mês passado, o Verdão ergueu o caneco da Recopa Sul-Americana 2022 e, assim como hoje, ante o Tricolor, contou com tento de meio-campista para liquidar de vez a partida (o Verdão empatou o jogo de ida por 1 a 1, com gol de Raphael Veiga, e na volta, venceu por 2 a 0 – o primeiro gol havia sido marcado por Zé Rafael, de falta, e Danilo fechou a contagem).

Aos 28 anos, Zé Rafael é um dos jogadores mais antigos do atual elenco esmeraldino – chegou ao clube em 2018, vindo do Bahia. O atleta tem a característica de crescer em momentos decisivos e, por isso, tem a confiança do grupo e também do treinador Abel Ferreira.

Esse foi o sexto título de Zé Rafael pelo Verdão, junto do Paulistão de 2020 sobre o Corinthians, das Libertadores de 2020 (sobre o Santos) e de 2021 (ante o Flamengo); da Copa do Brasil de 2020 (conquistada sobre o Grêmio) e ainda a própria Recopa Sul-Americana de 2022.

Além do poder de decisão e finalizações (quesito, inclusive, no qual é terceiro do time nesta temporada, atrás apenas de Veiga e Rony), ele também se destaca nos desarmes (fundamento em que é o quarto do time, com 18 no total), ora atuando como volante, ora como meia armador. Na temporada 2021, por exemplo, ele foi o líder em desarmes (91) e ações defensivas (108).

Com 16 assistências desde que chegou ao Verdão em 2018 (possui 166 jogos e 18 gols), ele é o quarto colocado na lista de maiores garçons, atrás apenas de Marcos Rocha (22), Gustavo Scarpa (40) e Dudu (83) – no Brasileirão 2019, foi o vice-líder do time com cinco passes a gol, atrás apenas de Dudu, com 11.

PRIVILÉGIO PARA POUCOS

Zé Rafael ostenta algo que poucos palmeirenses conseguiram na história do clube. O meia é um dos seis jogadores que foram titulares nas três partidas decisivas da temporada 2020 (Paulista, Copa do Brasil e Libertadores – a Tríplice Coroa), ao lado de Weverton, Marcos Rocha, Gustavo Gómez, Matías Viña e Luiz Adriano.