Departamento de Comunicação

Jogador mais jovem do atual elenco palmeirense, o atacante Estêvão foi convocado pela Seleção Brasileira para os duelos com o Equador e o Paraguai, em setembro, pelas Eliminatórias da Copa do Mundo. O anúncio foi feito nesta sexta-feira (23) pelo técnico Dorival Júnior na sede da Confederação Brasileira de Futebol (CBF), no Rio de Janeiro (RJ). A primeira partida será no dia 6, no Estádio Couto Pereira, em Curitiba (PR), e a segunda, quatro dias depois, no Estádio Defensores Del Chaco, em Assunção (PAR).

Essa é a primeira convocação do garoto de 17 anos, que coleciona passagens pela Seleção Brasileira Sub-17 e agora se junta ao ex-companheiro Endrick como Crias da Academia mais jovens a servir o país, seguidas por Mazzola, com 18. Outros atletas formados nas categorias de base do Palmeiras que foram convocados neste século são Vagner Love (chamado pela primeira em 2004), Glauber (2005), Gabriel Jesus (2016), Gabriel Menino (2020), Danilo (2022) e o próprio Endrick (2023).

“Eu mal dormi esta noite. Foi um sono picado, eu estava muito ansioso, acordando, orando a Deus. É um momento de felicidade, não só pra mim, mas pra minha família. Lutamos bastante e é mais um sonho realizado. A gente sabe o quanto trabalhamos, tudo o que a gente lutou para hoje ir para a Seleção Brasileira. Eu me sinto muito realizado também de saber que Deus tem nos abençoado. Fico muito feliz”, destacou. “Passa um filme na cabeça porque só eu e minha família sabemos o quanto a gente lutou, o quanto a gente batalhou para estar hoje vivendo um sonho desse. Fico muito emocionado. Espero que seja a primeira de muitas, se Deus quiser”, completou.

Após estrear na última rodada do Campeonato Brasileiro de 2023, Estêvão foi alçado definitivamente ao elenco profissional do Verdão no início desta temporada e foi peça importante na conquista do Campeonato Paulista. Atualmente, soma 34 jogos pelo clube (sendo 22 como titular), registrando sete gols e seis assistências. Desde 2021 na base palestrina, o canhoto constantemente atuou em categorias acima de sua idade e faturou a Copa São Paulo de Juniores em 2023 com apenas 15 anos, além de empilhar títulos importantes como os Paulistas Sub-15 (2021 e 2022), Sub-17 (2022) e Sub-20 (2023), a Copa do Brasil Sub-17 (2022 e 2023) e os Brasileiros Sub-17 (2022 e 2023).

Quando estreou diante do Cruzeiro, em dezembro de 2023, Estêvão se tornou o terceiro atleta mais jovem a entrar em campo pelo Palmeiras em toda a história, com 16 anos, sete meses e 12 dias, superando Vinicius e ficando atrás apenas de Rodrigo Taddei (16 anos, três meses e cinco dias) e Endrick (16 anos, dois meses e 16 dias). Posteriormente, em abril de 2024, diante do Liverpool-URU, pela Libertadores, tornou-se também o terceiro palmeirense mais jovem a fazer gol, com 16 anos, 11 meses e 17 dias (atrás apenas de Endrick, com 16 anos, 3 meses e 4 dias, e Heitor, com 16 anos, 11 meses e 14 dias), além de o segundo mais novo a balançar a rede em Libertadores, atrás apenas de Endrick, com 16 anos, 10 meses e 16 dias.

“Hoje eu estava com a minha mãe, com a Estherzinha, minha irmã, meu pai. São pessoas que eu amo muito, que estiveram comigo em todos os momentos da minha vida. Meu pai brinca que, quando a gente começou a treinar, era um campo de terra, e hoje estamos jogando no Palmeiras e na Seleção Brasileira”, destacou a Cria. “Não é só o meu sonho, mas é o sonho de todo mundo que joga futebol, é o sonho de vestir a camisa da Seleção Brasileira”, continou, antes de falar do reencontro com Endrick. “Acho que vai ser muito legal estar com ele e com o Vinícius Júnior, que pra mim é o atual melhor do mundo. Estar também com o Rodrygo e outros craques. Vai ser uma experiência incrível e não vejo a hora”, finalizou.

Os últimos palmeirenses convocados haviam sido o zagueiro Murilo e o atacante Endrick, no dia 1º de março. Na ocasião, Endrick fez história ao marcar contra a Inglaterra no mítico estádio de Wembley, em Londres (ING), e, na sequência, contra a Espanha, no também histórico Santiago Bernabéu, em Madri (ESP).