Departamento de Comunicação
Na última semana, os jogadores do Sub-16 do Palmeiras participaram de uma aula de gastronomia na Faculdade das Américas (FAM), parceira alviverde em projetos voltados ao desenvolvimento social dos jovens. Orientados pelo Marcelo Malta, coordenador do curso de gastronomia da FAM, e pelo professor Féra Junior, 14 atletas prepararam hambúrgueres artesanais e um macarrão com molho de tomate natural.

“Os atletas escolheram uma profissão que exige o amadurecimento mais cedo. Então, a proposta das atividades do nosso projeto é desenvolver três habilidades: pensamento criativo, crítico e autoconhecimento. Damos ferramentas para nossos atletas se desenvolverem para enfrentarem os desafios que terão após as categorias de base”, disse Ricardo Barros, assistente social do Centro de Formação de Atletas (CFA).
Separadas em trios, as Crias da Academia foram auxiliadas por alunos do curso e tiveram cerca de uma hora para preparar os pratos. No final da dinâmica, Marcelo e Féra avaliaram as macarronadas e elegeram as duas melhores: Nairon Kaique e Gabriel Araújo formaram o trio com a pedagoga Graci e venceram a disputa, logo atrás, João Pedro, Gabriel Carpina e Nathan dos Santos ficaram a segunda colocação.
“A experiência foi bem divertida. A ideia do Palmeiras de fazer com que a gente aprenda a fazer outras coisas fora das quatro linhas é legal”, comentou Lucas Henrique, atacante do Sub-16 do Verdão. “O que nos interessou bastante foi o engajamento deles, teve curiosidade, ficamos orgulhosos com a postura deles”, complementou Ricardo.

O projeto “Além das 4 Linhas” realiza ações interdisciplinares, educativas, culturais e científicas com os atletas das categorias de base do Palmeiras, tendo como objetivo agregar conhecimentos que extrapolam os limites do futebol para os futuros craques do Verdão.