Este foi o primeiro embate valendo taça entre Palmeiras e Corinthians na história. Até então, as equipes só haviam se enfrentado duas vezes, ambas pelo Campeonato Paulista de 1917 e vencidas pelo Palestra Italia, sendo uma no Parque Antarctica e outra na Chácara da Floresta.
Em 1918, o Corinthians inauguraria a sua primeira casa, o campo da Ponte Grande (localizado próximo da atual Ponte das Bandeiras, que atravessa o Rio Tietê ligando as regiões do Bom Retiro, na Zona Central da capital, e de Santana, na Zona Norte).
Para o evento de abertura da mais nova praça de esportes da cidade, no dia 17 de março daquele ano, os alvinegros decidiram convidar o Palestra Italia. E a partida ganhou um ingrediente especial com o troféu colocado em disputa pela Associação dos Cronistas Sportivos (atual ACEESP).
O duelo, porém, terminou em 3 a 3, com os três gols palestrinos sendo anotados por Heitor. Para decidir quem ficaria com a taça, foi marcada uma segunda partida, na semana seguinte. Desta vez, os alviverdes se deram melhor e venceram por 4 a 2, colocando água no chope da festa alvinegra.
O Corinthians mandou seus jogos no campo da Ponte Grande até 1927 e, no ano seguinte, mudou-se para o Parque São Jorge, onde até hoje está instalado seu clube social.
Jogo decisivo:
Corinthians 2×4 Palestra Italia
Data: 24/03/1918
Local: Estádio da Ponte Grande, em São Paulo (SP)
Árbitro: Godinho Cerqueira
Gols: Heitor, Ministro e Caetano, duas vezes
Palestra Italia: Flosi; Bianco e Grimaldi; Pedretti, Picagli e Arturo Fabbi; Caetano, Ministro, Heitor, Ernesto Imparato e Martinelli. Técnico: Adolfo Gambini.
Corinthians: Pizzocaro; Adelino e César Nunes; Gano, Spesani e Ciasca; Américo, Amílcar, Bororó, Neco e Basílio.