Torneio Quadrangular do Recife – 1955

Torneio Quadrangular do Recife – 1955

O Palmeiras visitou o estado de Pernambuco, pela primeira vez em sua história, no ano de 1955 para a comemoração do cinquentenário do Sport Club do Recife, fundado em 13 de maio de 1905. O Verdão foi o convidado especial do Torneio Quadrangular Dr. Djair Brindeiro, nome em homenagem ao médico e prefeito da capital pernambucana à época.

A competição em pontos corridos reuniu ainda as equipes locais do Náutico e do América, e todos os jogos foram realizados na Ilha do Retiro, casa do Sport. Na primeira rodada, dia 19 de maio, Sport e América ficaram no 1 a 1, e o Palmeiras bateu o Náutico por 3 a 1 (três gols de Humberto Tozzi). Na segunda rodada, dia 22, o Verdão venceu o América por 1 a 0 (gol de Ney Blanco) e o Sport goleou o Náutico por 5 a 2.

Na rodada final, dia 25, Palmeiras e Sport se enfrentariam valendo o título, já que os alviverdes somavam quatro pontos e os rubro-negros tinham três – América, com um, e Náutico, com zero, já não tinham mais chances. Na preliminar, o Náutico fez 3 a 1 no América. E a partida principal, o Verdão venceu os donos da casa por 2 a 1, garantindo a conquista com 100% de aproveitamento.

Além do troféu principal, o Palmeiras faturou também um troféu extra, a Taça Saturnia, colocada em disputa naquele específico duelo com o Sport.

Jogo decisivo:
Sport 1×2 Palmeiras

Data: 25/05/1955
Local: Ilha do Retiro, em Recife (PE)
Árbitro: Pedro Calil
Gols: Jair Rosa Pinto e Humberto Tozzi

Palmeiras: Laércio; Nilo e Mário; Nicolau (Dema Lucazechi), Valdemar Carabina e Gérsio; Elzo (Moacir), Humberto Tozzi, Ney Blanco (Fernando), Jair Rosa Pinto (Ivan Palmeira) e Rodrigues Tatu. Técnico: Cláudio Cardoso.

PATROCINADORES
Sportingbet
Puma
Fictor
SIL
UNIASSELVI
Ademicon
PARCEIROS
Pernambucanas
Elo
Canon
Gatorade
A9
wemobi
Claro
Socios.com
Zé Delivery
Total Grass
APOIO
Desenvolvido por Foursys