Departamento de Comunicação

Único time com 100% de aproveitamento na atual edição da CONMEBOL Libertadores, o Palmeiras goleou o Universitario-PER por 4 a 0, nesta quinta-feira (14), no Monumental de Ate, em Lima (PER), pelo jogo de ida das oitavas de final do torneio internacional. Os gols palestrinos foram marcados por Gustavo Gómez, Flaco López, duas vezes, e Vitor Roque.

Clique aqui para ver a ficha técnica, estatísticas e tudo sobre o jogo!   

O Palmeiras está invicto há 22 jogos contra adversários estrangeiros pela Libertadores – desde a última derrota, em abril de 2023, para o Bolívar-BOL, em La Paz (BOL), são 17 vitórias e cinco empates. Houve apenas uma derrota nas últimas 34 partidas contra estrangeiros pela principal competição do continente, somando 28 vitórias e cinco derrotas.

Além disso, o Alviverde está invicto há 11 jogos fora do Brasil pela Libertadores – depois do revés para o Bolívar-BOL, pela fase de grupos de 2023, foram nove vitórias e dois empates. O Maior Campeão do Brasil sofreu só uma derrota nas últimas 29 partidas em solo estrangeiro pela principal competição do continente, somando 23 vitórias e cinco empates.

No total, o Verdão ostenta 53 vitórias atuando fora do Brasil pela Libertadores (são 97 jogos, 18 empates, 26 derrotas, 176 gols marcados e 107 gols sofridos). É o brasileiro com mais resultados positivos no exterior na história da competição, seguido por Grêmio e Flamengo (ambos com 32), Cruzeiro (29) e Santos (28).

Na soma de todas as competições, o Palmeiras perdeu apenas dois dos últimos 26 jogos como visitante (registrando 19 vitórias e 5 empates) e apenas nove dos últimos 57 (com 31 vitórias e 17 empates).

O Maior Campeão do Brasil superou em vitórias o número total de jogos do rival Corinthians na história da Libertadores (atualmente, em 249 partidas, o Maior Campeão do Brasil soma 143 triunfos, mais do que o dobro dos alvinegros, que registram 70 resultados positivos em 142 jogos). Apenas seis clubes brasileiros têm mais jogos na Libertadores do que o Verdão tem de vitórias: Grêmio (215), São Paulo (215), Flamengo (186), Cruzeiro (166), Internacional (158) e Santos (153).

O Palmeiras completou 50 jogos contra adversários peruanos em toda a história, tendo ganho 36 até hoje e perdido apenas oito. O Verdão acumula nove triunfos consecutivos sobre times do país vizinho e encara o Universitário-PER pela primeira vez em um mata-mata de Libertadores. O Peru, inclusive, é o maior palco de vitórias do Maior Campeão do Brasil no exterior (28, seguido por México, com 16) e também onde o clube mais fez gols (97, seguido por Argentina, com 65).

O Palmeiras disputa as oitavas de final pela 18ª vez (recordista entre os clubes brasileiros), sendo a nona seguida (também recordista entre os brasileiros). Este é o 50º confronto eliminatório do Verdão na história da Libertadores nos 49 já disputados, ficou com o título três vezes, avançou de fase outras 29, foi vice três vezes e foi eliminado em 14 ocasiões. O Maior Campeão do Brasil busca vaga nas quartas de final pela 13ª vez – é o recordista brasileiro com 12, ao lado de Grêmio e São Paulo.

MARCAS INDIVIDUAIS

> Weverton alcançou o topo da lista de jogadores com mais vitórias na história da Libertadores (63, sendo nove pelo Athletico-PR e 54 pelo Palmeiras, ao lado do goleiro Fábio, do Fluminense).

> Gustavo Gómez chegou ao topo da lista dos maiores zagueiros artilheiros da história da Libertadores (13 bolas na rede, ao lado do chileno Rubén Espinoza, campeão com o Colo-Colo-CHI em 1991) e se isolou na 3ª posição no ranking de artilheiros do Palmeiras na competição (só está atrás de Raphael Veiga, com 20, e Rony, com 23), além de ter superado Kleber Gladiador e se isolado em 9º entre os maiores artilheiros do Verdão neste século (40). 

> Piquerez igualou Valdivia na 2ª posição do ranking de estrangeiros com mais vitórias pelo Palmeiras (122).

> Flaco López se isolou na 6ª posição entre os estrangeiros com mais vitórias pelo Palmeiras (86).