Departamento de Comunicação

O Palmeiras realizou na manhã desta sexta-feira (23), na Academia de Futebol, mais uma sessão de treino em preparação ao duelo com o São Paulo, no sábado (24), na Arena Crefisa Barueri, pela quinta rodada Campeonato Paulista – o Verdão soma três vitórias e uma derrota no torneio estadual. Após ativação no centro de excelência, os jogadores foram a campo e aprimoraram jogadas ofensivas e marcações. Na sequência, houve um trabalho técnico em dimensões reduzidas com ênfases específicas. Como nos últimos dias, Vitor Roque (em cronograma individualizado) e Andreas Pereira (em transição física) trabalharam em tempo integral. Já Lucas Evangelista participou novamente de uma movimentação com Crias das categorias de base no gramado ao lado.

Depois do treino, o atacante Ramón Sosa comentou sobre a preparação intensa do elenco para retomar o caminho das vitórias na temporada. “A partida anterior (contra Novorizontino) foi difícil, mas é futebol e isso pode acontecer. Agora já estamos pensando no clássico contra o São Paulo e sabemos que será um jogo muito importante. Estamos nos preparando bem e vamos deixar tudo em campo para buscar a vitória”, disse o paraguaio, autor do gol decisivo do triunfo no Choque-Rei do segundo turno do Campeonato Brasileiro de 2025 – na ocasião, o Palmeiras venceu por 3 a 2, de virada, no estádio adversário. “A última partida contra o São Paulo. que ganhamos, foi muito especial para mim, foi meu primeiro clássico contra São Paulo e fiquei muito feliz. Agora vamos enfrentá-los de novo e estamos nos preparando para vencer novamente”, lembrou Sosa, que soma 31 embates e quatro bolas na rede pelo clube.

O Palmeiras está invicto há nove jogos diante do São Paulo (cinco vitórias e quatro empates desde a última derrota, em julho de 2023), segunda melhor marca já registrada pelo clube em toda a história do confronto , ao lado da obtida entre julho de 1975 e março de 1977 (quatro vitórias e cinco empates). A única vez que o Verdão alcançou 10 partidas consecutivas sem perder para o rival foi entre agosto de 2017 e janeiro de 2020 , com seis vitórias e quatro empates.

A comissão técnica portuguesa já disputou 67 clássicos paulistas pelo Palmeiras e perdeu apenas 15, registrando 32 vitórias e 20 empates. São 28 confrontos com o São Paulo (adversário que mais enfrentou no Brasil, com 11 vitórias, 10 empates e 7 derrotas), 21 com o Corinthians (8 vitórias, 8 empates e 5 derrotas) e 18 com o Santos (13 vitórias, 2 empates e 3 derrotas). Os portugueses somam exatos 400 jogos no comando do Verdão (232 vitórias, 93 empates, 75 derrotas, 675 gols marcados e 324 gols sofridos), consolidando-se como a comissão com mais partidas consecutivas na história do clube (à frente da comandada por Oswaldo Brandão, com 283 entre 1971 e 1975) e a 6ª mais longeva na história do futebol brasileiro (5 anos e 2 meses, logo atrás da comandada por Telê Santana no São Paulo, com 5 anos e 3 meses entre 1990 e 1996).