Palmeiras joga com raça, alcança empate heroico, mas perde nos pênaltis

Agência Palmeiras

Palmeiras e Santos fizeram uma partida eletrizante na tarde deste sábado (23), pela semifinal da Copa São Paulo de Futebol Júnior. O duelo, que ocorreu na cidade de São Carlos às 16h, terminou empatado em 3×3. O Verdão chegou a estar perdendo por 2×0 e posteriormente por 3×1, mas, com muita raça, chegou ao empate em 3×3 nos últimos minutos de jogo! Nas decisões por pênaltis, o Santos levou a melhor e venceu por 5×3. Agora, a equipe santista faz a final contra o São Paulo na próxima segunda feira (25), no Pacaembu.

Apesar de ter oito jogadores pendurados, o técnico do Palmeiras escalou o time com força máxima: Borges; Luis Felipe, Wellington, Mayko e Gabriel Silva; Bruno Turco, Christian, Ramos e Gilsinho; Afonso e Miguel.

O Santos assustou logo no primeiro minuto, quando Wesley bateu à esquerda do gol de Borges. Aos 10min, novamente Wesley chegou com perigo, mas Gabriel Silva conseguiu travar o chute. O Palmeiras respondeu aos 11min, quando Afonso colocou a bola entre as pernas de Wesley e cruzou para Gabriel Silva, que, sem ângulo, bateu para fora.

Aos poucos, o Verdão passou a ter mais posse de bola. Aos 16min, Ramos cobrou falta com perigo e Rafael conseguiu mandar para escanteio. No minuto seguinte, Ramos novamente deu trabalho a Rafael, desta vez com um belo chute de longe, mas o goleiro espalmou, mostrando que viria a ser o grande obstáculo para o gol palmeirense.

Aos 25 minutos, o Santos abriu o placar com Alan Patrick, que cobrou falta no ângulo de Borges, 1×0. Com o gol sofrido, o Palmeiras partiu para cima em busca do empate. Aos 30min, Afonso tocou para Miguel, dentro da área, mas o atacante demorou para finalizar e foi desarmado. Na sequência do lance, Bruno Turco chutou da entrada da área e Rafael foi buscar. Aos 35min, Christian também tentou de longe e novamente Rafael fez uma grande defesa.

Aos 36min, Gabriel Silva tocou para Afonso, que, dentro da área, bateu firme e Rafael conseguiu espalmar. Aos 39min, novamente Afonso recebeu dentro da área, bateu para o gol e Rafael fez a defesa. Aos 43min, Chirstian finalizou firme e Rafael espalmou. No rebote, Christian tentou mais uma vez e a bola foi na trave. Aos 45min, Bruno Turco finalizou de longa distância e o goleiro conseguiu mandar para escanteio com a ponta dos dedos.

O primeiro tempo terminou com 12 finalizações do Palmeiras, sendo nove certas, contra duas do Santos e apenas uma certa. O técnico Juninho, do Verdão, colocou Francinei no lugar de Miguel para a segunda etapa, que começou com pressão alviverde, entretanto, a primeira grande chance de gol foi do Santos, que armou um contra ataque muito perigoso aos 3min, mas Tindurim concluiu para fora. Na sequência do lance, Borges lançou Francinei, que invadiu a área e chutou por cima do gol de Rafael.

Aos 9min, Bruno Turco finalizou de longe, rente à trave direita adversária. Aos 11min, Francinei fez fila pela ponta esquerda do ataque e caiu dentro da área, mas o juiz nada marcou. Aos 13min, Francinei mandou uma bomba de longe e Rafael mandou para escanteio. Aos 17min, Alan Patrick fez bonita jogada pela esquerda e mandou na trave do goleiro Borges.

Aos 21min, Renan Mota tabelou com Alan Patrick e bateu no ângulo, fazendo o segundo gol do Santos. Aos 25min, Alan Fernando puxou Wellington e recebeu o segundo cartão amarelo, sendo expulso de jogo. Aos 28min, Patrick mandou do ‘meio da rua’ e diminuiu para o Palmeiras, 2×1! Com um a mais em campo, a equipe palmeirense foi literalmente para cima do adversário. O time continuou assustando com chutes da intermediária e quase empatou aos 33min, com Bruno Turco, e aos 34min, com Gabriel Silva, mas Rafael não permitiu.

Aos 37min, o Palmeiras saiu jogando errado e Thiago fez o terceiro do Santos, 3×1. Mesmo com as dificuldades, o Verdão não desistiu. Aos 38min, Patrick mandou de longe mas a bola foi para fora. O lance mais impressionante ocorreu aos 39min, quando Gabriel Silva driblou o zagueiro dentro da pequena área e também mandou por cima do gol. Aos 42min, entretanto, a bola entrou! Gabriel Silva finalizou firme e diminuiu, 3×2!

O empate veio aos 44min, após linda jogada de Francinei pela ponta direita, que cruzou para Patrick fazer de cabeça, 3×3! Depois de muita disputa e muita luta, o Palmeiras alcançou um empate heroico. O juiz encerrou a partida, que foi para os pênaltis! Foi ai que o Santos conseguiu levar a melhor, vencendo a disputa por 5×3.