Prefeitura de SP libera alvará e obras da Arena começam imediatamente
Agência Palmeiras
Marcelo Cazavia
Foram exatos dois anos de espera. Entre comissões, secretarias e órgãos da prefeitura, mais de trinta idas e vindas. E, no meio do caminho, algumas pedras. Entre elas, provar que as vuvuzelas não atrapalharão o bem-estar de quem estará do lado de fora do estádio. Mas isso tudo passou. Hoje, 6 de outubro de 2010, a cidade de São Paulo foi presenteada com o alvará que permite à Sociedade Esportiva Palmeiras e à WTorre iniciarem as obras da Arena Palmeiras, ou Palestra Italia, um complexo multiuso que contempla também um palco para shows musicais e óperas. Em dois anos, o paulistano vai usufruir de um dos mais amplos e confortáveis espaços esportivos e culturais da América Latina. E o mais moderno estádio de futebol do mundo.
A entrega simbólica do alvará foi realizada na manhã desta quarta-feira [06], no Hospital Sírio-Libanês, onde o presidente licenciado do Palmeiras, Luiz Gonzaga Belluzzo, recupera-se de uma cirurgia no coração. O prefeito de São Paulo, Gilberto Kassab, foi ao local para, pessoalmente, dar a notícia ao mandatário palmeirense.
“Não foi uma simples visita, na verdade viemos trazer um presente ao presidente Belluzzo: a publicação do alvará da Arena Palestra Italia no Diário Oficial”, declarou Kassab. “As obras já podem começar, e esperamos inaugurar o mais rapidamente possível essa arena, que será um grande centro esportivo e cultural dentro da cidade de São Paulo”, completou.
Além do prefeito, participaram do encontro o presidente interino do Palmeiras, Salvador Hugo Palaia; o diretor administrativo do clube, José Cyrillo Júnior; o proprietário da construtora WTorre, que fará a reforma do estádio, Walter Torre; e o secretário Eduardo Jorge, da Secretaria do Verde e Meio Ambiente; o vereador Antonio Carlos Rodrigues, presidente da Câmara Municipal de São Paulo; e o vereador Domingos Dissei, além de outras autoridades.
Eduardo Jorge lembrou que o Palmeiras e a WTorre percorreram todos os caminhos legais para obter a liberação da obra e parabenizou os palestrinos pela vitória. “Acho que essa é uma obra muito importante para a cidade. A Secretaria do Meio Ambiente é técnica e tem como lema a transparência, o rigor e a rapidez. O projeto da arena ficou apenas três meses na nossa pasta, e nós zelamos pelo cuidado com o entulho e com a vegetação e pelo respeito à população que mora no entorno. Agora está tudo aprovado, e tenho certeza de que será realmente um ganho enorme para a cidade.”
Walter Torre, por sua vez, confirmou que o prazo máximo para a entrega da arena é de 30 meses, mas ele pretende concluí-la em menos tempo. “Estamos com a expectativa de terminar a obra em 24 meses, ou até um pouco menos, para compensar esse atraso de um ano para a liberação do alvará”, disse. “Já estamos tomando providências para acelerar os trabalhos”, completou, lembrando que os prédios administrativo e de quadras serão entregues em um ano.
O empresário revelou ainda a criação de um hotsite para que o torcedor possa acompanhar as obras em tempo real. “Vamos trazer uma inovação de interatividade com a torcida. Teremos uma ou duas câmeras transmitindo em tempo real, online, tudo o que estiver sendo feito no Palestra, além de um diário com informações específicas de, por exemplo, quantos funcionários estão trabalhando, que material que entrou, o que foi feito no dia etc”, declarou.
O torcedor também poderá opinar sobre alguns pontos da sua nova casa. “Tudo o que puder ser sugerido, ser escolhido, como, por exemplo, um detalhe de acabamento, será feito através de enquetes no site”, contou, acrescentando que “a previsão é de que a página da Arena Palestra Italia entre no ar dentro de 30 dias”.
Clique aqui e confira todas as fotos do encontro.