No primeiro jogo do Paulistão, Palmeiras empata com o Botafogo-SP
Agência Palmeiras
Érica Tsanakaliotis
Na estreia do Campeonato Paulista, o Palmeiras foi até o Pacaembu na noite deste sábado (15), às 19h30, para enfrentar o Botafogo-SP. Para 2011, a FPF (Federação Paulista de Futebol) preparou algumas mudanças, entre elas está o fim do trio de arbitragem. Agora, todos os jogos irão contar com cinco árbitros em campo: um juiz, dois auxiliares nas laterais e os outros dois atrás de cada gol.
Para o primeiro jogo, o técnico Luiz Felipe Scolari não contou com a presença do goleiro Marcos, do meia Valdivia e do volante Pierre, que passou por uma cirurgia no pé na noite dessa sexta-feira (14). Apesar dos desfalques, o Verdão começou pressionando o adversário, mas a partida terminou sem gols.
Clique aqui e confira os detalhes da partida
Antes mesmo do jogo começar, o Botafogo-SP foi surpreendido pelo desfalque do atacante André Neles que passou mal nos vestiários. O primeiro lance de perigo do jogo foi do time de Ribeirão Preto, após Dirceu aproveitar uma falha do goleiro Deola e tentar um toque de cobertura. A bola passou caprichosamente pela trave esquerda.
Aos 10min, foi a vez do Palmeiras assustar o adversário. Em uma bela jogada individual pela esquerda, Kleber driblou Dirceu e chutou, mas a bola ficou presa na pequena área até o zagueiro tirar para escanteio.
O Palmeiras voltou a aparecer com perigo aos 19min com Vitor, que fez uma linda jogada pela direita e Luan tocou de letra para Tinga chutar de longe. O goleiro Júlio César espalmou e no rebote, Kleber tentou finalizar, mas a bola explodiu no zagueiro e saiu pela linha de fundo.
Aos 28min, o Verdão teve mais uma oportunidade de abrir o placar. O lance saiu mais uma vez dos pés de Vitor, que lançou para Lincoln cruzar de primeira na área. Na defesa, o goleiro espalmou e quase fez gol contra.
No final do primeiro tempo, o Palmeiras teve uma falta para cobrar e, sempre perigoso, Marcos Assunção bateu e quase abriu o placar. Na continuação da jogada, em cobrança de escanteio, o camisa 20 quase fez o primeiro gol olímpico do campeonato.
Vote no Craque da Rodada! Dê a sua opinião.
Para a segunda etapa, ambos os times voltaram sem alteração. A primeira oportunidade do Verdão aconteceu aos 9min, depois de uma tabela entre Kleber e Lincoln, e este devolver para o Gladiador chutar por cima do travessão.
O primeiro cartão amarelo foi para o palmeirense Luan, aos 20min, após ele reclamar de uma falta marcada pelo árbitro Márcio Roberto Soares. Apesar da superioridade do Palmeiras em campo, o goleiro adversário não foi muito acionado.
Aos 28min, o técnico Felipão fez a primeira alteração do jogo. Entrou Patrik, camisa 40, no lugar de Lincoln. Logo após a alteração, o Palmeiras teve mais uma oportunidade com Luan, que entrou pelo meio e tocou enfiado para Kleber, mas a bola foi muito forte e o goleiro fez uma defesa tranqüila.
O segundo cartão foi para Kleber, aos 35min, que no minuto seguinte cedeu seu lugar para Dinei. Sem o camisa 30, Marcos Assunção assumiu a braçadeira de capitão. Na terceira troca do Verdão, aos 44min, o jovem Vinícius entrou no lugar de Rivaldo.
Nos minutos restantes, não houve mais nenhum lance de perigo para ambas as equipes e, depois de dois minutos de acréscimo, o juiz apitou o final da partida que terminou com o placar de 0x0.
A próxima partida do Palmeiras será contra o Ituano, dia 20, às 21h, no estádio Barão de Serra Negra, em Piracicaba.
FICHA TÉCNICA PALMEIRAS 0x0 BOTAFOGO-SP
Local: Estádio do Pacaembu, em São Paulo (SP)
Data: 15 de janeiro de 2011, sábado
Horário: 19h30 (Brasília)
Renda: R$ 221.589,00
Público: 7.433 expectadores
Árbitro: Márcio Roberto Soares
Assistentes: Marcio Luiz Augusto e Fabricio Portirio de Mouro
Assistentes adicionais: Regildenia de Holanda Moura e Norberto Luciano Santos da Silveira
Cartões amarelos: Rodrigo Soares (Botafogo-SP); Luan e Kleber (Palmeiras)
PALMEIRAS: Deola; Vitor, Maurício Ramos, Danilo e Rivaldo (Vinícius); Marcos Assunção, Márcio Araújo, Tinga e Lincoln (Patrik); Kleber (Dinei) e Luan
Técnico: Luiz Felipe Scolari.
BOTAFOGO: Júlio César; Dida, Dirceu, Augusto e Andrezinho; Rodrigo Soares, Leandro Carvalho (Chicão), Assis (João Victor) e Ramon; Assisinho e Gilmar Baiano (Paulinho).
Técnico: Roberto Fonseca.