Gabriel Silva inicia ‘nova Era’ profissional e pessoal

Agência Palmeiras
Fábio Finelli

 

Apesar de não ter conquistado títulos pelo Palmeiras nesta temporada, o ano de 2011 foi especial para o lateral-esquerdo Gabriel Silva. Revelado pelo clube, o jogador atingiu o ápice ao chegar à seleção brasileira sub-20 e ser campeão, como titular, da Copa do Mundo disputada na Colômbia. Depois de retornar ao Verdão, ele recebeu a notícia de sua transferência por cinco temporadas para a Udinese, da Itália. A viagem para o novo clube acontece em janeiro do próximo ano. Se não bastasse tudo isso, Gabriel subiu ao altar com Nayara em casamento realizado na noite desta sexta-feira (09) em sua cidade natal, Piracicaba, no interior de São Paulo.

“Realmente foi um ano mágico. Cheguei à seleção, recebi o convite de jogar na Europa e me casei pela primeira vez. Foi muita coisa em um ano só”, comemorou o lateral, que lamentou uma única coisa. “Eu fui campeão do sub-20 pelo Palmeiras e posso dizer que minha passagem não passou em branco. Mas é claro que eu gostaria de ter conquistadio algo pelo time profissional. Chegamos perto na Sul-Americana do ano passado e no Paulistão deste ano e seria um sonho de eu tivesse conquistado algum desses títulos”, comentou.

Apesar da lamentação, Gabriel entende que deixou as portas abertas  e demonstrou seu respeito e admiração pelo Palmeiras.

“Se não fosse o Palmeiras, não teria conquistado tudo isso. Desde as categorias de base, sempre fui tratado com respeito e carinho. E no time profissional, aconteceu a mesma coisa. Devo praticamente tudo do meu crescimento profissional e pessoal ao clube e deixo as portas abertas para quem sabe um dia poder vestir essa camisa novamente.”

Trajetória – Gabriel foi um dos destaques da base alviverde em 2009. No começo daquele ano, o lateral disputou a Copa São Paulo de Juniores e marcou um gol em três partidas. A boa participação no torneio lhe rendeu uma vaga no Palmeiras B, pelo qual estreou no dia 15 de março e marcou um gol em um total de 15 partidas.

No final de 2009, Gabriel disputou o Campeonato Paulista sub-20 e foi o grande destaque do Verdão, balançando as redes cinco vezes em 26 partidas. O mais importante dos gols foi na decisão do título, no dia 12 de dezembro, em Araras, quando o Palmeiras venceu o Barueri por 4 a 0 e conquistou a taça.

Já em 2010, novamente disputando a Copa São Paulo de Juniores, Gabriel marcou quatro gols em sete jogos disputados, terminando a competição como um dos artilheiros da equipe. Desde então, passou a integrar a equipe principal do Palmeiras. Nesse período, Gabriel foi campeão Mundial com a seleção brasileira sub-20 na vitoriosa campanha do técnico Ney Franco: ele participou de seis jogos, sendo cinco como titular, e marcou um gol na vitória de 3×0 sobre  Arábia Saudita, nas Oitavas de Final.

Aos 20 anos, o ex-camisa 6 alviverde encerrou seu ciclo no clube na derrota de 2×1 para o Figueirense, em 22 de setembro, pela 31ª. rodada do Brasileiro. No total, foram 58 jogos disputados (29 em 2010 e 29 em 2011) e três gols.