No 1º jogo oficial do ano, Palmeiras empata com XV de Piracicaba

Agência Palmeiras
Marcelo Cazavia

Ainda em fase de preparação para o Campeonato Paulista, o Palmeiras disputou nesta quarta-feira [12] o seu primeiro jogo oficial no ano e ficou no empate por 2 a 2 com o XV de Piracicaba, em amistoso disputado no estádio Barão de Serra Negra, em Piracicaba. Os gols do Verdão foram marcados por Luan e Dinei, e a torcida palmeirense compareceu em maior número do que a torcida local.

Sem contar com Valdivia, poupado devido a dores musculares nas pernas, o técnico Luiz Felipe Scolari mandou a equipe a campo com Marcos; Vítor, Maurício Ramos, Danilo e Rivaldo; Márcio Araújo, Marcos Assunção, Tinga e Lincoln; Luan e Kleber.

O time da casa, que iniciou sua pré-temporada no final de novembro, começou o jogo a todo vapor e abriu o placar logo aos 4min. Após jogada pela ponta direita, Paulinho recebeu cruzamento próximo à marca do pênalti e cabeceou no canto, sem chances para Marcos.

Depois do susto, o Palmeiras cresceu no jogo e chegou ao empate aos 16min. Marcos Assunção descolou ótimo lançamento para Luan, que invadiu a área pelo lado esquerdo e encheu o pé, estufando a rede do goleiro Wanderson.
A partir de então, a partida ficou bastante disputada no meio de campo, sem que ninguém conseguisse finalizar com real perigo ao gol adversário. Marcos Assunção, em um chute de fora da área e em um escanteio fechado, foi que mais assustou o rival.

Aos 33min, a primeira mudança no Verdão: saiu Marcos e entrou Bruno. Quatro minutos depois, Vitor avançou pela direita, tabelou com Kleber na meia-lua e foi derrubado dentro da área, porém a arbitragem mandou o jogo seguir. No lance seguinte, foi a vez de Lincoln receber passe de Kleber, mas Wanderson estava atento e evitou a finalização do meia palmeirense.

Ainda antes do intervalo, aos 42min, o Palmeiras balançou as redes mais uma vez. No entanto, o assistente marcou impedimento duvidoso de Kleber, que aproveitou rebote de um belo chute de Rivaldo, de longa distância. No último lance do primeiro tempo, Bruno fez boa defesa em cobrança de falta e evitou o segundo gol dos mandantes.

Para a segunda etapa, Felipão promoveu quatro mudanças: saíram Vítor, Maurício Ramos, Tinga e Luan e entraram Pierre, Leandro Amaro, Patrik e Vinícius. Com isso, Márcio Araújo foi deslocado para a lateral direita.

O Palmeiras voltou melhor do vestiário, pressionando a saída de bola do adversário, e quase virou o placar aos 8min, quando Lincoln emendou um sem-pulo de fora da área após escanteio da esquerda, exigindo boa defesa de Neto. Aos 12min, Vinicius invadiu a área pela esquerda e também colocou o goleiro adversário para trabalhar. Um minuto depois, Rivaldo soltou o pé de longe e tirou tinta da trave direita.

Na sequência, Felipão fez novas alterações: saíram Bruno, Danilo, Rivaldo, Marcos Assunção, Lincoln e Kleber para as entradas de Deola, Gualberto, Luis Felipe, Bruno Turco, Dinei e Tadeu. Deola apareceu pela primeira vez já aos 18min, fazendo ótima defesa em um chute do lado esquerdo da área.

Aos 21min, Márcio Araújo, o único titular que ainda estava em campo, deu lugar a Bruno Oliveira, que ocupou a lateral esquerda e deslocou Luis Felipe para a direita. E foi justamente de Luis Felipe a jogada do segundo gol. Aos 27min, o jovem lateral disparou pela direita e acertou um cruzamento na medida para Dinei cabecear e colocar o Verdão em vantagem.

Com a vitória parcial, o Palmeiras diminuiu um pouco o ritmo e passou a tocar a bola com mais tranquilidade, enquanto o XV se lançou ao ataque e assustou Deola em alguns lances. E de tanto insistir, os donos da casa chegaram ao empate aos 42min, com Adilson.