Edson Bispo, ídolo do basquete alviverde, faleceu em São Paulo
Agência Palmeiras
Fernando Galuppo
O campeão mundial de basquete Edson Bispo morreu na madrugada de sábado (12), aos 75 anos. O ex-jogador estava internado no Hospital Dante Pazzaneze, em São Paulo, após sofrer um infarto agudo do miocárdio. Seu corpo está sendo velado na capela do Cemitério São Pedro e será cremado no domingo (13), no Crematório da Vila Alpina, também na capital paulista.
Edson Bispo nasceu no Rio de Janeiro, no dia 27 de maio de 1935, e começou a carreira no Vasco da Gama (RJ). Depois passou pelo Corinthians (SP), Palmeiras (SP) e Hebraica (SP), onde encerrou sua carreira em 1973. O ex-jogador trabalhava no projeto Parceiros do Futuro Basquete na Escola, liderado pela Associação dos Veteranos do Basquete do Estado de São Paulo (Avebesp).
Além do título mundial, conquistado no Chile, em 1959, o pivô ajudou o Brasil a ganhar duas medalhas olímpicas de bronze (1960 e 1964), três medalhas pan-americanas (duas de bronze em 1955 e 1959 e uma de prata em 1963) e dois títulos sul-americanos (1958 e 1960). Como técnico, Edson dirigiu o Brasil na conquista de duas medalhas pan-americanas (ouro em 1971 e bronze em 1975), e ainda foi campeão sul-americano em 1973.
Pelo Palmeiras, Edson Bispo atuou como jogador na década de 60 e depois comandou a equipe adulta de basquete do Verdão no final dos anos 60 e início dos 70.