Em jogo repleto de oportunidades, Palmeiras vence e segue líder
Agência Palmeiras
Érica Tsanakaliotis
No clássico dos octocampeões brasileiros, onde a disputa da liderança estava em jogo, o Palmeiras viajou até o litoral paulista para enfrentar o Santos, na tarde deste domingo (03), em partida válida pela 17ª rodada do Paulistão.
No duelo do melhor ataque com a defesa mais sólida do estadual, o técnico Luiz Felipe Scolari contou com a volta de Danilo e Marcos Assunção, que estavam suspensos no jogo passado. Com boas oportunidades, o Palmeiras venceu o Santos por 1×0, com gol de Kleber, manteve o tabu de dois anos sem perder na Vila Belmiro e permaneceu na liderança do Campeonato Paulista.
Clique aqui e confira os detalhes da partida
Para comemorar o título de octocampeão reconhecido pela CBF em dezembro do ano passado, os dois times subiram em campo com camisas personalizadas. A chuva que caiu no litoral paulista deixou o clássico com mais clima de rivalidade e disputa, mas não desanimou a torcida, que garantiu presença no espaço destinado ao Palmeiras na Vila Belmiro.
O jogo começou com todas as características de um clássico: quente, disputado e com as duas equipes nervosas em campo. Aos 15min de jogo, o árbitro Vinícius Furlan já havia aplicado três cartões amarelos, este último foi para Danilo, que parou uma jogada do Neymar. Na cobrança, Elano cobrou com efeito e o goleiro Deola jogou para escanteio.
A resposta do Palmeiras não demorou a aparecer. Aos 20min, Marcos Assunção cobrou escanteio e, na sobra, Lincoln encheu o pé, mas a bola passou por cima do gol. À medida que Patrik se soltava em campo, o Palmeiras crescia na partida e dava mais trabalho para a equipe santista que, mesmo assim, continuava pressionando a saída de bola.
Quase na marca dos 30min, o Palmeiras começou a ter mais espaços para a criação de jogadas e arriscou mais chutes a gol, com Kleber, Patrik e Lincoln. Enquanto o Palmeiras criava boas jogadas, o Santos aproveitava os espaços para partir para o contra-ataque.
Percebendo a dificuldade do Palmeiras, o comandante palmeirense achou melhor gastar a primeira substituição aos 36min, colocando Luan no lugar do Adriano, que não havia entrado bem no jogo. Já na reta final da primeira etapa, Marcos Assunção recebeu um ótimo passe e arriscou de longe. A bola foi com efeito para o gol de Rafael, que se esticou todo para alcançar, mas tocou no travessão e foi para fora.
Vote no Craque da Rodada! Dê a sua opinião.
No segundo tempo, tudo igual, inclusive a disputa dentro de campo. Aos 3min, foi a vez de Rivaldo receber o cartão amarelo depois de fazer falta em Neymar. Minutos depois, Kleber foi derrubado na entrada da área e Marcos Assunção foi para cobrança. Em um chute direto, a bola explodiu na trave esquerda do goleiro, que não a alcançou.
Aos 15min, o Santos teve um gol anulado após Neymar passar para Keirrison, que entrou no lugar de Zé Eduardo, e colocou Danilo frente a frente com Deola. O jogador chegou a fazer o gol, mas o auxiliar já havia levantado a bandeira marcando corretamente o impedimento.
Três minutos depois foi a vez do Verdão ter gol invalidado. Marcos Assunção levantou a bola para a área e Thiago Heleno mergulhou para marcar, mas já estava em posição irregular.
No segundo tempo, Lincoln ficou um pouco apagado na partida e o comandante palmeirense preferiu colocar João Vítor no lugar. Logo em sua primeira participação, o camisa 35 avançou pelo lado direito e rolou para Luan arriscar na entrada da área, que por muito pouco não abriu o placar na Vila Belmiro.
Nos minutos seguintes, o time da baixada também criou boas oportunidades, mas o Palmeiras contou com a melhor defesa do campeonato e com o discípulo do “São Marcos”, que fez ótimas defesas.
Enfim, aos 34min, o torcedor Alviverde pode comemorar. Patrik deu um lindo passe para Kleber, que se livrou da marcação e tocou na saída do goleiro, marcando um golaço para o Verdão! Santos 0x1 Palmeiras.
Após o gol, o time santista pareceu sentir o gol sofrido e não criou mais nenhuma situação de risco para o Verdão, que fez a última alteração da partida colocando Chico no lugar de Cicinho.
Para a angústia da torcida palmeirense, o árbitro deu quatro minutos de acréscimo e, somente aos 49min, o time oito vezes campeão pode comemorar a vitória em cima do Santos e permanecer na liderança do campeonato, com 38 pontos acumulados.
O próximo confronto do Verdão será com o Grêmio Prudente no próximo sábado (09), no Canindé, pela 18ª rodada do Paulista e não contará com a presença de Kleber e Cicinho, que receberam o terceiro cartão amarelo.
FICHA TÉCNICA
SANTOS 0 X 1 PALMEIRAS
Local: Estádio Vila Belmiro, em Santos (SP)
Data: 3 de abril de 2011, domingo
Horário: 16 horas (horário de Brasília)
Árbitro: Vinicius Furlan
Assistentes: Giulliano Neri Colisse e Fábio Rogerio Baesteiro
Assistentes adicionais: Luiz Flavio de Oliveira e Raphael Claus
Cartões amarelos: Elano, Neymar, Adriano e Durval (Santos); Danilo, Rivaldo, Patrik e Cicinho (Palmeiras)
Gols: PALMEIRAS: Kleber, aos 33 minutos do segundo tempo
Público: 10.719
Renda: R$ 447.102,82
SANTOS: Rafael; Pará (Felipe Anderson), Durval, Edu Dracena e Léo; Adriano, Danilo, Elano e Paulo Henrique Ganso; Neymar e Zé Eduardo (Keirrison)
Técnico: Marcelo Martelotte
PALMEIRAS: Deola; Cicinho (Chico), Danilo, Thiago Heleno e Rivaldo; Márcio Araújo, Marcos Assunção, Patrik e Lincoln (João Vítor); Adriano (Luan) e Kleber
Técnico: Luiz Felipe Scolari