Palmeiras perde em Campinas e encerra participação no Paulista

Agência Palmeiras
Igor Roberto

Na tarde deste domingo, pelas quartas de final do Campeonato Paulista, o Palmeiras foi a Campinas enfrentar a equipe do Guarani, no estádio Brinco de Ouro. As principais novidades da partida foram o retorno de Luan e Valdivia aos gramados. O camisa 11 atuou apenas nas cinco primeiras rodadas do Paulistão até passar por uma cirurgia no pé esquerdo, realizando seu último jogo no dia 5 de fevereiro, na vitória de 2 a 1 sobre o Santos. Valdivia, que também não atuava desde o dia 28 de março, entrou no segundo tempo. Devido às falhas e ao nervosismo, o Palmeiras perdeu por 3 a 2, placar que encerrou a participação da equipe no Campeonato Paulista 2012.

O jogo começou disputado, com as duas equipes cometendo faltas e chegando ao ataque, porém sem criar nenhuma chance contundente de perigo. A primeira surgiu aos 7 minutos, quando Daniel Carvalho arrancou pela direita e sofreu falta próximo à área. Marcos Assunção cobrou, mas a bola ficou nas mãos do goleiro Emerson.

Aos 11 min, após bela tabela de João Vitor com Luan pelo lado direito, o volante conseguiu cruzar para Barcos que, sem ângulo, errou o chute. Na confusão na área, o Verdão quase conseguiu abrir o placar. Barcos, aos 22 min, após bela jogada de Cicinho, recebeu a bola e chutou com perigo no lado esquerdo de Emerson, que desviou a bola para escanteio.

Luan, aos 29 min, tocou para Barcos na pequena área. O atacante foi travado, mas, na sobra, Luan arriscou de primeira para grande defesa do goleiro adversário. 6 min depois, Henrique cruzou para Barcos que cabeceou muito próximo à trave esquerda de Emerson.

Daniel Carvalho realizou bela jogada individual aos 41 min e chutou forte no canto esquerdo de Emerson, que defendeu com segurança. Instantes depois, no contra-ataque, a equipe bugrina cruzou na área alviverde e Danilo Sacramento, na pequena área, desviou para fora.

Aos 47 min, o árbitro apitou o final da primeira etapa, marcada pelas inúmeras chances criadas pelo Verdão. Luan, que não atuava há mais de dois meses, demonstrou bom desempenho e determinação ao longo de toda a etapa, marcando forte e levando o time ao ataque.

No primeiro minuto do segundo tempo, a equipe do Guarani chegou bem ao ataque. Oziel cruzou para Fabinho, que se esticou, mas não alcançou a bola. 4 minutos depois, em cobrança de escanteio, Fumagali abriu o placar para o Guarani com um gol olímpico. Aos 8 min, Oziel arrancou pela direita e cruzou para Fabinho, que escorou para as redes e aumentou o placar: 2 a 0 para o Guarani.

Aos 9 min, Luan fez grande jogada pela esquerda e chutou cruzado. Emerson defendeu, mas, na sobra, Marcos Assunção escorou e diminuiu a desvantagem alviverde. 6 min depois, João Vitor foi substituído por Valdivia, que, devido à lesão na coxa esquerda, não atuava há aproximadamente um mês.

Luan, aos 21 min, passou por Oziel e chutou cruzado, porém a bola passou à esquerda da meta adversária, saindo para fora.

Após o gol do Palmeiras, o elenco adversário se fechou na defesa e não deu espaço para o Verdão atacar. Aos 30 min, Marcos Assunção cobrou falta frontal e Emerson defendeu. No rebote, Cicinho quase empatou.

Aos 32 min, Fabinho recebeu cruzamento pela direita e, de voleio, chutou à direita de Deola, que se esticou todo e, em belíssima defesa, desviou a bola para escanteio.

Aos 45 min, após cruzamento de Oziel, Deola falhou na saída e Fabinho aumentou novamente a vantagem bugrina. 3 min depois, Henrique foi para a área e fez o segundo gol da equipe alviverde no jogo.

O árbitro apitou o final da partida aos 50 min. Com o placar de 3 a 2 para o Guarani, o Palmeiras encerrou sua participação no Campeonato Paulista 2012.
 

Escalação: Deola; Cicinho, Henrique, Maurício Ramos e Juninho; Márcio Araújo, Marcos Assunção, João Vitor (Valdivia) e Daniel Carvalho (Fernandão); Luan (Patrik) e Barcos.

Cartões amarelos: Maurício Ramos, João Vitor, Barcos, Fernandão, Márcio Araújo e Juninho.

Gols:

Guarani: Fumagali (5' – 2º tempo), Fabinho (8' – 2º tempo; 45' – 2º tempo).

Palmeiras: Marcos Assunção (9' – 2º tempo), Henrique (48' – 2º tempo).