Pela estreia na Copa SA, Palmeiras supera Botafogo por 2 a 0

Agência Palmeiras
Igor Roberto

Na noite desta quarta-feira, o Verdão recebeu o Botafogo na Arena Barueri, pela estreia do Palmeiras na Copa Sul-Americana. As principais novidades do Verdão foram o retorno de Marcos Assunção aos gramados, após se recuperar de uma tendinite no joelho direito, a escalação de Maikon Leite e Barcos na equipe titular e a volta de Henrique na composição do meio-campo alviverde. Após um primeiro tempo atípico, o Verdão assumiu postura diferente na segunda etapa e Hernán Barcos, decisivo, marcou dois golaços, fazendo com que o Palmeiras superasse o Botafogo por 2 a 0. Com o resultado, a equipe carioca terá que vencer o Palmeiras por três gols de diferença para se classificar à próxima fase do campeonato.

Os primeiros minutos foram disputados, porém a equipe do Botafogo criava mais oportunidades. A primeira boa chance do Verdão surgiu aos 11 min: Marcos Assunção, de longe, cobrou falta direto para o gol, mas Jefferson, bem posicionado, defendeu com tranquilidade.

Aos 17 min, após cobrança de escanteio de Marcos Assunção, a zaga adversária desviou a bola e armou um belo contra-ataque. Andrezinho realizou bom passe para Jadson e o jogador arrancou pela esquerda. Na sequência, o volante passou para Andrezinho chutar de primeira e carimbar a trave de Bruno.

Elkeson, aos 21 min, fez belo passe para que Vitor Júnior invadisse a área e chutasse forte, porém Bruno, fechando o ângulo do meia, realizou belíssima defesa. 10 min depois, João Vitor tocou para Maikon Leite finalizar, porém o auxiliar já marcava impedimento do volante.

Aos 37 min, Márcio Azevedo fez belo cruzamento para Elkeson, porém a zaga alviverde, bem posicionada, afastou o perigo. 5 min depois, Andrezinho realizou outro bom passe para Lucas, mas o lateral-direito chutou mal e enviou a bola para a linha lateral.

Aos 46 min, o árbitro apitou o final da primeira etapa, marcada pelo maior volume de jogo do elenco do Botafogo e pelos erros da marcação alviverde, porém ambas as equipes demonstravam vontade.

O segundo tempo começou diferente, com Fernandinho no lugar de Maikon Leite. Logo no primeiro minuto, Artur cruzou pela direita, Barcos escapou da marcação, dominou no peito e chutou na saída de Jefferson, abrindo o placar para o Verdão! (Palmeiras 1×0 Botafogo)

Após o gol, até os 16 min, nenhuma outra boa chance foi criada. Aos 17 min, Obina recebeu ótimo passe de Marcos Assunção pela direita e cruzou para a área. Barcos desviou sutilmente e fez com que a bola passasse muito próximo à trave direita de Jefferson. Instantes depois, o camisa 9 alviverde recebeu o passe, dominou no peito, cortou o zagueiro e colocou no canto esquerdo de Jefferson, marcando um golaço! (Palmeiras 2×0 Botafogo)

Rafael Marques, aos 24 min, recebeu ótimo passe e ficou cara a cara com Bruno, porém o arqueiro alviverde saiu bem na jogada e realizou belíssima defesa.

Após o gol, o Palmeiras se posicionou bem na defesa e valorizou a posse de bola, priorizando as jogadas de contra-ataque. Aos 35 min, Barcos fez bela jogada pela esquerda, chapelou Fábio Ferreira e invadiu a área, mas não conseguiu prosseguir a jogada e foi desarmado.

O Palmeiras segurou a bola no ataque até o final da partida e, aos 47 min, o árbitro apitou o final do segundo tempo.

O próximo compromisso do Verdão acontece neste sábado (04), às 18h30, contra o Internacional, na Arena Barueri, pela 14ª rodada do Campeonato Brasileiro

Escalação: Bruno; Artur, Leandro Amaro, Maurício Ramos e Juninho; Marcos Assunção (Márcio Araújo), Henrique, João Vitor e Mazinho (Obina); Maikon Leite (Fernandinho) e Barcos.

Cartão amarelo: João Vitor

Gols:
Palmeiras: Barcos (1', 19' – 2º tempo)