Preparado para estreia na Copinha, Verdão viaja a São Carlos nesta sexta

Agência Palmeiras
Daniel Romeu

O Palmeiras Sub-20 está preparado para a disputa da Copa São Paulo de Futebol Júnior de 2014. Sediado em São Carlos (SP) na competição, o Verdão realizou o último treino na Academia de Futebol 2, em Guarulhos (SP), na tarde desta quinta-feira (2), e embarca rumo à cidade do interior já na manhã desta sexta-feira (3). No grupo H, o time estreia às 19h de sábado (4), contra o Fluminense de Feira (BA), no estádio Prof. Luiz Augusto de Oliveira.

Vice-campeão do Brasileiro Sub-20 em dezembro, após final contra o Internacional, o Verdão vai em busca de seu primeiro título na Copinha – conquistou o vice-campeonato em 2003 e 1970. Além do Fluminense de Feira, a equipe enfrenta na primeira fase o Piauí, às 21h da próxima terça-feira (7), e o São Carlos, às 19h do dia 10 de janeiro, também no estádio Luizão.

Em todas as edições da Copa São Paulo disputadas pelo clube até o momento, o Palmeiras tem 174 jogos, com 87 vitórias, 38 empates e 49 derrotas (além de 341 gols marcados e 198 gols sofridos). Na edição do ano passado, em janeiro, o título bateu na trave: o Verdão acabou eliminado pelo Santos, na semifinal, após derrota por 3 a 2 na Arena Barueri, em Barueri (SP).

Dentre os atletas relacionados, cinco já haviam disputado a Copinha em 2013: Vinicius, Gabriel Dias, Cesinha, Lucas Morelatto e Juninho. O time será comandado pelo técnico Diogo Giacomini, contratado do Atlético-MG em abril para chefiar a reformulação feita na categoria desde o início do ano – no segundo semestre de 2013, 12 atletas foram captados no Sub-20.

O zagueiro Thiago Martins e o goleiro Vinicius, que realizam treinos com o time profissional, também seguem no Sub-20. Contratado do Mogi Mirim, Thiago foi titular na última rodada da Série B do Campeonato Brasileiro, contra a Chapecoense, em novembro. Formado na Academia de Goleiros do Verdão, Vinicius foi suplente contra Chapecoense e Boa Esporte.

O meia Juninho, com dez gols marcados, foi o artilheiro do Palmeiras Sub-20 na última temporada, seguido pelo centroavante Erik, que marcou seis gols no segundo semestre (foi contratado em julho, do Guarani). No vice do Campeonato Brasileiro Sub-20, em Porto Alegre (RS), o meia Chistopher terminou como artilheiro da equipe, com três gols marcados.

A primeira partida da história da Copa São Paulo de Futebol Júnior foi disputada pelo Palmeiras, no dia 24 de janeiro de 1969, diante do Nacional Atlético Clube. O Palmeiras teve dois artilheiros ao longo da história da Copinha: Guina, em 1985, e Willian, em 2004.