Palmeiras pega Internacional nas quartas da Copa do Brasil; Verdão decide em casa
Luan de Sousa
Departamento de Comunicação
O Verdão enfrentará o Internacional nas quartas de final da Copa do Brasil. O adversário foi sorteado nesta segunda-feira (31), em cerimônia realizada no Rio de Janeiro-RJ. O primeiro duelo da série será no Beira-Rio, em Porto Alegre-RS, e a decisão da vaga acontecerá no Allianz Parque, com datas a serem definidas pela CBF.
De acordo com o chaveamento, o Alviverde, caso avance para a semifinal, duelará com o vencedor entre Grêmio e Fluminense.
Em 1992, no único embate entre as equipes pelo torneio, o Palmeiras foi eliminado na semifinal. No Palestra Italia, 2 a 0 para os gaúchos. No Beira-Rio, outra derrota: 2 a 1.
Por outro lado, o Verdão leva vantagem sobre o rival como mandante. Em 28 duelos, foram 11 vitórias, nove empates e oito derrotas. No retrospecto geral, são 80 partidas, com 24 triunfos, 21 empates e 35 reveses.
Neste ano, no dia 4 de junho, os clubes se enfrentaram, pelo primeiro turno do Campeonato Brasileiro, e deu empate por 1 a 1 no Allianz Parque. O gol palestrino foi anotado pelo zagueiro Vitor Hugo.
Copa do Brasil
Em 2015, o Verdão já eliminou o Vitória da Conquista-BA, o Sampaio Corrêa-MA, o ASA-AL e o Cruzeiro. Os artilheiros do clube no certame são os atacantes Cristaldo e Gabriel Jesus, com três bolas na rede cada um.
O zagueiro Leandro Almeida e o atacante Alecsandro não podem defender o Palmeiras nesta edição da Copa do Brasil por já terem jogado por outros clubes – Coritiba e Flamengo, respectivamente.
Histórico
Bicampeão em 1998 e 2012, o Palmeiras entrou em campo em 130 oportunidades pela Copa do Brasil (com 77 vitórias, 30 empates e 23 derrotas), marcando 263 gols e sofrendo 127. A primeira partida palestrina na história do torneio foi o triunfo por 1 a 0, válido pela edição de 1992, diante do Sampaio Corrêa-MA, com gol do zagueiro Tonhão.
O maior período invicto que o Palmeiras ostenta na competição é de 20/04/1993 a 29/05/1996 (17 jogos). Já a sequência mais positiva é a de seis vitórias em sequência, fato que ocorreu em duas oportunidades – entre os meses de fevereiro a maio de 1996 e entre os anos 2011 e 2012.