Palmeiras vence o Grêmio de virada e pega o Fluminense na semi da Taça BH Sub-17

Daniel Romeu
Departamento de Comunicação

Com grande atuação no segundo tempo, a equipe Sub-17 do Palmeiras venceu o Grêmio, de virada, e avançou para a semifinal da 32ª edição da Taça BH, maior competição da categoria no Brasil. Com gols de Gabriel Barbosa, Léo Passos e Airton, o Verdão superou o rival, por 3 a 1, nesta quarta-feira (20), na Arena do Jacaré, em Sete Lagoas-MG, e segue embalado em busca do título.

O time alviverde já conhece seu rival na semi: enfrentará o Fluminense, nesta sexta-feira (22), às 19h15, novamente na Arena do Jacaré, com transmissão ao vivo do SporTV.  O Verdão avançou na primeira fase como segundo colocado do Grupo H, após ter vencido o próprio Fluminense, por 3 a 1. A equipe enfrentou o Cruzeiro nas oitavas de final e venceu os donos da casa por 2 a 1.

Divulgação/Assessoria P2_Verdão saiu atrás no placar, mas foi buscar o resultado e classificação

O Grêmio começou melhor nesta quarta-feira, mas o Palmeiras equilibrou o jogo ainda no primeiro tempo e acabou saindo atrás no placar justamente quando exercia pressão no rival. Na saída da defesa palmeirense do campo de defesa, aos 26 minutos, a bola bateu no juiz e sobrou no pé do jogador gremista, que arriscou de longe e marcou.

O Verdão voltou do intervalo mais ligado e com desempenho arrasador. O time empatou aos oito minutos, quando Airton levantou a bola na área e Gabriel Barbosa desviou de cabeça. Dez minutos depois, Lacerda cruzou rasteiro da direita, Gabriel Barbosa fez o pivô e tocou para Léo Passos bater fora do alcance do goleiro, decretando a virada.

Aos 30 minutos, o capitão Afonso fez um corte preciso na pequena área, com o goleiro Marcos fora da jogada, para segurar o resultado a favor do Verdão. Com o Grêmio todo no ataque, o contra-golpe virou uma arma a favor do Palmeiras, que não desperdiçou. Airton antecipou-se na corrida sobre o marcador do Grêmio e tocou na saída do goleiro, garantindo a vitória, aos 39 minutos.

O Palmeiras tem dois títulos da Taça BH, conquistados em 1998 e 2002, quando o campeonato ainda era disputado pela categoria Sub-20. A competição, realizada desde 1985, já faz parte do calendário da base no Brasil e tornou-se Sub-17 no ano passado – por isso, o Verdão busca a primeira taça neste novo formato.

Palmeiras Sub-17: Marcos Vick; Afonso, Lacerda, Andrey (Matheus Neris) e Matheus Bahia (Wesley); Vitão, Vitinho, Alan e Caio Cezar (Airton); Léo Passos e Gabriel Barbosa (Thiago Mequias). Técnico: Artur Itiro.

Taça BH Sub-17 – 2016

Semifinal:
22/07 – 19h15: Palmeiras x Fluminense – Arena do Jacaré (Sete Lagoas)

Quartas de Final:
20/07: Grêmio 1 x 3 Palmeiras – Arena do Jacaré (Sete Lagoas)

Oitavas de Final:
17/07: Cruzeiro 1 x 2 Palmeiras – Estádio Joaquim Portugal (São João del Rei)

Primeira Fase:
11/07: Palmeiras 3 x 1 Fluminense – Estádio Joaquim Portugal (São João del Rei)
13/07: Social-MG 1 x 0 Palmeiras – Estádio Joaquim Portugal (São João del Rei)
15/07: Goiás 2 x 2 Palmeiras – Estádio Joaquim Portugal (São João del Rei)