Sub-20 garante classificação à semifinal de torneio na França e enfrenta a Udinese
Daniel Romeu
Departamento de Comunicação
Com uma grande apresentação, o Palmeiras carimbou sua vaga à semifinal da Peronne Cup, torneio disputado pelo Sub-20 na França. O Verdão goleou o Anderlecht, neste sábado (13), por 4 a 1, no estádio de Thaon, e enfrentará a Udinese, da Itália, na semifinal – também neste sábado, às 17h30 (12h30 em Brasília), na cidade de Verson. A categoria busca o segundo título internacional do ano, já que foi campeã do Torneio de Bellinzona, na Suíça, em março.
O Palmeiras segue invicto na competição – nos dois jogos de estreia, disputados nesta sexta (12), o Verdão venceu o Espanyol, por 1 a 0, e empatou em 1 a 1 com o Mônaco. Somente o primeiro colocado de cada grupo avançava à semi (nas outras chaves, o PSV Eindhoven, da Holanda, e a Roma, da Itália, também confirmaram vagas). As partidas são disputadas em dois tempos de 30 minutos cada, com dois jogos ao dia – exceto na final, que será no domingo (14).
Apesar da goleada, o Palmeiras passou por um início de jogo complicado diante do Anderlecht, que abriu o placar em desvio na primeira trave. A desvantagem não abateu o time alviverde, que virou antes do intervalo. O meia Alan cobrou falta cruzada na área e Matheus Iacovelli apareceu por trás da marcação para empatar o jogo, aos 22 minutos. Dois minutos depois, Artur prendeu a bola na direita, abriu o espaço e bateu rasteiro para decretar a virada.
No segundo tempo, o time deixou a vida dos belgas ainda mais complicada. O meia Vitinho marcou o terceiro gol do Palmeiras em cobrança de pênalti, aos 13 minutos. Já nos acréscimos, Iacovelli mostrou faro de gol e matou a partida, com uma bela batida da entrada da área aproveitando uma bola rebatida do escanteio. Após a vitória, o centroavante celebrou a classificação à semifinal contra a Udinese e os dois gols marcados na partida.
“Estávamos apreensivos, graças a Deus deu tudo certo. Estamos trabalhando firme e acho que fizemos por merecer essa classificação. A posição de atacante é concorrida, estou aproveitando as oportunidades. Nossa expectativa é a melhor possível, temos que botar em prática o que sabemos de melhor, que é jogar futebol. As chances são boas, quando entramos em campo temos de botar a bola no chão, não há diferença alguma”, disse Matheus Iacovelli.
Participam ao todo do torneio 16 clubes. Além de Palmeiras, Anderlecht, Mônaco e Espanyol (Grupo A), no Grupo B estavam Celta de Vigo, da Espanha, Nice, da França, Feyenoord, da Holanda, e Udinese; no Grupo C estavam Stoke City, da Inglaterra, Milan, da Itália, Caen, da França, e PSV Eindhoven; integravam o Grupo D Besiktas, da Turquia, Athletic Bilbao, da Espanha, Roma, da Itália, e Olympique Marseille, da França.