Palmeiras já jogou 11 vezes em Brasília; confira retrospecto
Felipe Krüger
Departamento de Comunicação
Sede da partida deste domingo (28) entre Palmeiras e Fluminense, a cidade de Brasília já recebeu o time alviverde em outras 11 oportunidades ao longo da história – são quatro vitórias palestrinas, quatro derrotas e três empates. O compromisso mais recente aconteceu em junho deste ano, diante do Flamengo, quando o Verdão venceu por 2 a 1 – gols anotados por Gabriel Jesus e Jean.
O atacante Gabriel Jesus, inclusive, recentemente voltou a atuar na capital do país enquanto defendia a Seleção Brasileira Olímpica, durante os Jogos Olímpicos Rio 2016. As duas primeiras partidas do selecionado nacional aconteceram na cidade, também no estádio Mané Garrincha, palco do encontro deste domingo (28) – os jogos foram contra África do Sul e Iraque.
Curiosamente, o Palmeiras já encarou dois times cariocas em Brasília: o Flamengo em duas oportunidades e o Botafogo uma vez. Será o primeiro encontro com o Fluminense na cidade. As outras equipes que já mediram forças com o Verdão no munícipio são todas locais – Ceub-DF, Gama-DF e Brasiliense-DF.
Fluminense
O retrospecto geral de partidas entre Palmeiras e Fluminense indica 104 jogos, com 55 vitórias alviverdes, 16 empates e 33 triunfos dos cariocas. Em partidas válidas pelo Campeonato Brasileiro, como no caso deste domingo, a vantagem também é verde e branca: 52 duelos, 26 vitórias, nove igualdades e 17 reveses.
O time tricolor foi o primeiro adversário do Palmeiras na história do Brasileirão. Em 1960, ano de estreia do Verdão e do primeiro título nacional, a partida inaugural do clube na competição foi justamente contra o Fluminense. O jogo, disputado no Pacaembu, terminou 0 a 0.
No segundo encontro, eliminatório, no Maracanã, o Verdão venceu por 1 a 0, com gol de Humberto aos 44 minutos do segundo tempo, e garantiu vaga na grande final da competição. Na decisão, o Verdão venceu o Fortaleza por 3 a 1 no Ceará, fora de casa, e garantiu o título com um sonoro 8 a 2 no Palestra Italia.