Palmeiras encara Grêmio pela quinta vez na Copa do Brasil
Felipe Krüger
Departamento de Comunicação
O sorteio das quartas de final da Copa do Brasil reservou para Palmeiras e Grêmio a oportunidade de, mais uma vez, medirem forças na tradicional competição nacional. Será a quinta edição em que os clubes irão se enfrentar no torneio, sendo que cada um alcançou a classificação em duas oportunidades.
Nos dois encontros mais recentes, em 1996 e 2012, as duas vezes na semifinal, o Verdão levou a melhor. Em 2012, o Alviverde aproveitou a classificação, embalou e venceu o Coritiba na grande final, conquistando o bicampeonato do torneio.
Os outros embates aconteceram nas edições de 1993 (quartas de final) e 1995 (oitavas de final). Nas duas oportunidades, porém, o time gaúcho saiu de campo classificado.
Curiosamente, o Verdão foi derrotado em apenas uma das oito partidas válidas pela Copa do Brasil contra o Grêmio – e justamente em 1996, ano de uma das classificações palestrinas. Após vitória por 3 a 1 no primeiro jogo, o Palmeiras foi derrotado por 2 a 1, fora de casa, mas ainda assim ficou com a vaga.
Em 1993, o Grêmio se classificou após empates em 1 a 1 nas duas partidas e consequente decisão nos pênaltis – 7 a 6 para o time gaúcho -, enquanto em 1995 a vantagem da equipe do sul do país aconteceu pelo critério de gols marcados fora de casa – 1 a 1, no Rio Grande do Sul, e 2 a 2, em São Paulo.
Outras decisões
A história de decisões entre Palmeiras e Grêmio também conta com outros importantes encontros, como na Taça Brasil de 1961, em que o Palmeiras eliminou os gaúchos após vitória por 3 a 0 e empate em 1 a 1.
Na mesma Taça Brasil, o Verdão superou o time tricolor nas edições de 1965 (quartas de final) e 1967 (semifinal) – neste último caso, o Verdão foi campeão após triunfar sobre o Náutico na decisão da competição.