Palmeiras estreia fora de casa na Copa Libertadores 2017; veja tabela
Felipe Krüger
Departamento de Comunicação
A Conmebol divulgou a tabela da próxima edição da Copa Libertadores da América. Sorteado para o grupo 5, o Verdão irá estrear na competição sul-americana no dia 08 de março, fora de casa, contra o vencedor da chave que terá os duelos entre Carabobo (Venezuela) com Junior Barranquilla (Colômbia) e Atlético Tucumán (Argentina) com El Nacional (Equador).
A primeira partida da equipe no Allianz Parque será na semana seguinte, dia 15, diante do Jorge Wilstermann, da Bolívia. O time dirigido pelo técnico Eduardo Baptista seguirá em casa na última partida do primeiro turno, contra o uruguaio Peñarol, dia 12 de abril.
No returno, o primeiro jogo também é contra o Peñarol, mas fora de casa, dia 26 de abril. A partida seguinte será ante o Jorge Wilstermann, na Bolívia, dia 03 de maio. O Alviverde fecha sua participação na fase de grupos diante da equipe que vencer a chave 4 das fases anteriores do torneio, dia 24 de maio.
Confira a tabela:
08/03 – Quarta-feira – 21h45
G4 x Palmeiras
15/03 – Quarta-feira – 21h45
Palmeiras x Jorge Wilstermann
12/04 – Quarta-feira – 21h45
Palmeiras x Peñarol
26/04 – Quarta-feira – 21h45
Peñarol x Palmeiras
03/05 – Quarta-feira – 21h45
Jorge Wilstermann x Palmeiras
24/05 – Quarta-feira – 21h45
Palmeiras x G4
Velho conhecido e possível rival inédito
Entre os adversários já confirmados e os possíveis oponentes, um velho conhecido do time do Palestra Italia. O Peñarol, do Uruguai, já cruzou o caminho alviverde em 21 oportunidades. Curiosamente, o retrospecto aponta equilíbrio absoluto: foram nove vitórias para cada lado e três empates. Os clubes, inclusive, se encontraram na final da Copa Libertadores de 1961 – naquela oportunidade, os uruguaios, que eram os atuais campeões, levaram a melhor.
O outro time já confirmado no grupo 5 é o Jorge Wilstermann, da Bolívia. Foram apenas três partidas entre as equipes em toda história, sendo dois triunfos brasileiros e um revés. A última vez que o Verdão enfrentou um clube boliviano foi em outubro de 2010, quando encarou o Universitário pela Copa Sul-Americana – o Alviverde venceu o primeiro jogo, em Sucre, por 1 a 0, e garantiu a classificação com uma vitória por 3 a 1, na Arena Barueri.
A quarta, e última, vaga da chave será disputada por quatro times. Carabobo, da Venezuela, e Atlético Tucumán, da Argentina, nunca enfrentaram o Palmeiras e podem ser adversários inéditos. Já o colombiano Junior Barranquilla disputou uma única partida diante do clube brasileiro, em 1997 – empate em 2 a 2, em Miami, válido por torneio amistoso. O El Nacional, do Equador, último postulante a uma vaga, encarou o Alviverde quatro vezes, com duas vitórias para cada equipe.