Em jogo equilibrado, Palmeiras é superado pelo Ituano e sofre primeiro revés no ano

João Abel
Departamento de Comunicação

Jogando pela segunda rodada do Campeonato Paulista, o Palmeiras visitou o Ituano na noite deste domingo (12) e foi superado pela equipe do interior por 1 a 0. Esse foi o primeiro resultado negativo do Verdão em 2017. Antes, o alviverde havia vencido o Botafogo-SP na estreia do Estadual, além de empates com Chapecoense e Ponte Preta nos amistosos de pré-temporada.

O placar também encerra uma sequência invicta de oito jogos do time palestrino. A última derrota registrada aconteceu no ano passado, em 29 de outubro, diante do Santos, pelo Brasileirão.

Cesar Greco/Ag.Palmeiras/Divulgação_Alejandro Guerra estreou com a camisa palmeirense neste domingo (12)

Para tentar se recuperar no Paulistão, o Palmeiras encara o São Bernardo na próxima quinta-feira (16), às 19h30, no Allianz Parque. Clique aqui e garanta seu ingresso.

O jogo

Completando 200 jogos pelo Verdão, Fernando Prass foi o primeiro destaque da partida. Aos três minutos, Claudinho invadiu a área e chutou para boa defesa do arqueiro palmeirense. Já aos dez, foi a vez de Morato tentar a finalização, mas Prass saltou para espalmar.

Uma das apostas do técnico Eduardo Baptista para o duelo, o lateral-direito Fabiano deixou o gramado aos nove minutos. O camisa 22 sentiu dores musculares e foi substituído por Thiago Santos.

Após o bom início dos mandantes, o Palmeiras passou a trocar mais passes e dominar o meio-campo, especialmente com bons passes do estreante Alejandro Guerra.

Mostrando muita habilidade, o venezuelano teve chance de marcar aos 19. Após dividida de Willian com o goleiro Fábio, Guerra tocou por cobertura, mas a bola passou sobre o travessão.

O Verdão teve nova oportunidade aos 34, quando Dudu deu lindo passe em profundidade para Róger Guedes, que dominou frente a frente com Fábio, mas finalizou na parte externa da rede.

Empolgado com o lance, o time alviverde seguiu em cima e, dois minutos depois, Guerra lançou Willian na direita. O camisa 29 chegou batendo cruzado e a bola passou rente à trave esquerda.

Após o término da primeira etapa em 0 a 0, as duas equipes voltaram do intervalo dispostas a abrir o placar. Aos seis minutos, o Ituano conseguiu: Guly aproveitou cobrança de falta na área e testou para as redes. (Ituano 1×0 Palmeiras)

Com a desvantagem no marcador, Baptista promoveu a entrada de Keno na vaga de Róger Guedes. Logo em seu primeiro lance, aos 11, o camisa 27 recebeu cruzamento da direita e cabeceou com muito perigo.

Para deixar o time ainda mais ofensivo, o treinador palmeirense fez sua última troca aos 24 minutos, sacando o zagueiro Edu Dracena para a entrada do centroavante Alecsandro.

Jogando com quatro atacantes, o Palmeiras teve mais posse de bola no campo de ataque durante a reta final. A forte marcação do Ituano, entretanto, forçava o Palmeiras e buscar as bolas paradas. Mesmo com muita pressão, o Verdão não conseguiu o empate e saiu derrotado do estádio Novelli Júnior.

Escalação: Fernando Prass; Fabiano (Thiago Santos), Edu Dracena (Alecsandro), Vitor Hugo e Zé Roberto; Felipe Melo, Jean e Guerra; Dudu, Róger Guedes (Keno) e Willian.

Cartão amarelo: Felipe Melo

Gol

Ituano: Guly (6’ – 2º tempo)