Presidente do Palmeiras se reúne com prefeito por homenagem a Adalberto Mendes

Departamento de Comunição

Divulgação _ Doria recebeu Maurício Galiotte na última sexta-feira (17)O presidente da Sociedade Esportiva Palmeiras, Maurício Galiotte, e o vice-presidente Jesse Ribeiro reuniram-se com o prefeito da cidade de São Paulo, João Doria, e oficializaram o pedido de uma outorga para denominar um viaduto na Avenida Doutor Arnaldo, que passa sobre a Avenida Sumaré, com o nome de “Capitão Adalberto Mendes – Arrancada Heroica”. O encontro foi celebrado na noite desta sexta-feira (17), no gabinete da Prefeitura Municipal.

Caso aprovada, a mudança será mais uma homenagem a um dos grandes nomes da história centenária do Palmeiras. O novo centro de excelência da Academia de Futebol, utilizado pelo Verdão desde o final da última temporada, também foi batizado de Centro Crefisa Capitão Adalberto Mendes. Em novembro de 2015, o Viaduto Antártica passou a se chamar “Viaduto Antártica – Oberdan Cattani” em concordância com a Lei Nº 16.30, após aprovação da Câmara Municipal.

Quem foi Adalberto Mendes

Adalberto Mendes teve importante participação no episódio da Arrancada Heroica palestrina, em 1942, quando o Palestra Italia se viu obrigado a mudar de nome. Então vice-presidente do clube, ele deu a ideia de que o time entrasse em campo na final do Campeonato Paulista daquele ano, contra o São Paulo, carregando uma bandeira do Brasil – evitando assim possíveis vaias da torcida em razão da perseguição política vivida pelo clube em meio à Segunda Guerra. Além disso, o próprio militar se habilitou a entrar junto com os jogadores, como linha de frente, “emprestando” a força do fardamento militar e a autoridade de oficial do exército brasileiro para impor respeito diante da torcida no Pacaembu. A partida, disputada em 20 de setembro, terminou em vitória por 3 a 1: o Palestra Italia morreu líder e o Palmeiras já nasceu campeão.

Clique aqui e saiba mais sobre o episódio da Arrancada Heroica

Divulgação _ Maurício Galiotte, João Doria e Jesse Ribeiro se reuniram no gabinete do prefeito da capital paulista