Sub-11 e Sub-13 do Palmeiras vencem e abrem vantagem nas quartas de final do Paulista

Daniel Romeu
Departamento de Comunicação

Mesmo atuando fora de casa, as equipes Sub-11 e Sub-13 do Palmeiras obtiveram bons resultados e abriram vantagem nas quartas de final do Campeonato Paulista neste domingo (22). No estádio Luiz Perissinotto, em Paulínia-SP, o Sub-11 goleou a Ponte Preta por 5 a 0; já no estádio Palma Travassos, em Ribeirão Preto, o Sub-13 venceu o Comercial por 3 a 1.

As duas equipes estão próximas de confirmar a vaga na semifinal do estadual – no próximo domingo (29), as partidas de volta serão realizadas na Academia de Futebol 2, em Guarulhos-SP, às 9h e às 10h30, respectivamente. Por ter melhores campanhas, o Verdão avança até mesmo se perder por cinco gols de diferença no Sub-11 e por dois gols de diferença no Sub-13.

Pedro Costa, Gustavo, Figueiredo, Luis Guilherme e Uberaba marcaram os gols do Sub-11, que segue invicto e tem a melhor campanha do Paulista na categoria. Somado aos jogos da primeira fase e oitavas de final, o time tem ao todo 18 vitórias e um empate, com 107 gols marcados. O Verdão busca o tricampeonato paulista depois de levantar a taça em 2015 e 2016.

Pelo Sub-13, balançaram a rede João Vitor (2) e Marcos Eduardo. A equipe também é a atual campeã de 2016 e busca o segundo título paulista consecutivo – são 15 vitórias, três empates e uma derrota até o momento. Na semifinal, o chaveamento será definido de acordo com as campanhas (o melhor aproveitamento enfrenta a quarto melhor, e a segundo pega o terceiro).

Paulista Sub-11 e Sub-13

Nas categorias menores, a prática do futebol também visa o caráter recreativo e educacional. No Sub-11, que joga em campo reduzido, as equipes utilizam nove atletas e número livre de substituições – o atleta substituído, inclusive, pode voltar a campo, assim como no futsal. O Sub-13 permite até sete trocas por partida, mas sem o direito de retornar ao jogo.