Sub-20 avança e Palmeiras faz história com todas as categorias na final do Paulista

Daniel Romeu
Departamento de Comunicação

Fabio Menotti/Ag. Palmeiras/Divulgação _ A categoria é a quinta do Verdão nas finais do PaulistãoSe antes faltava o Sub-20, agora não falta mais. O Palmeiras confirmou a vantagem de dois gols aberta no primeiro jogo da semifinal do Campeonato Paulista, contra o Grêmio Novorizontino, e venceu a partida de volta por 1 a 0, nesta sexta-feira (17), na Arena Barueri (o gol foi marcado por Yan). Com a classificação do Sub-20, a base faz história e terá pela primeira vez as cinco categorias na decisão do Paulistão.

>> Confira as fotos da partida entre Palmeiras e Grêmio Novorizontino

O Verdão inicia a disputa pelo título da competição no próximo sábado (25), às 18h, contra a Ponte Preta, no estádio Décio Vitta, em Americana (SP). O Sub-20 do Palmeiras retorna à final do estadual após sete anos, já que a última decisão havia sido disputada em 2010. O clube é pentacampeão do Paulista Sub-20 (1992, 1998, 2002, 2004, 2009).

O Verdão chega embalado em busca do título. São 14 jogos de invencibilidade, sendo 13 vitórias e um empate. No total do torneio, o Palmeiras tem o melhor aproveitamento (83,3%) e acumula 22 vitórias, quatro empates e duas derrotas em 28 partidas. Além disso, o time alviverde tem o melhor ataque e a melhor defesa, com 73 gols marcados e 18 sofridos.

O Palmeiras já havia vencido o confronto em Novo Horizonte-SP por 2 a 0 e frustrou as ambições do Grêmio Novorizontino logo aos 13 minutos de jogo. Em jogada pela ponta direita, Yan bateu forte e a bola desviou na marcação, enganando o goleiro e abrindo o placar a favor do Alviverde. Sem se contentar com a vantagem de três gols, o Verdão seguiu pressionando e Fernando saiu na cara do goleiro minutos depois, obrigando-o a fazer grande defesa.

A equipe demonstrou um repertório de triangulações, toque de bola envolvente, jogadas de linha de fundo e merecia até ampliar, mas o segundo gol teimou em não sair. A chuva apertou no segundo tempo e não tirou o ímpeto das duas equipes, que faziam um jogo aberto e empolgavam a torcida que compareceu em bom número à Barueri. Aos 28 minutos, Yan carregou a bola, cortou para o meio e acertou a trave, na melhor chance do Verdão.

A base do Palmeiras vive um final de ano perfeito até aqui. Nas finais do Paulistão, o Sub-11 encara o Santos, o Sub-13 pega o Corinthians, o Sub-15 enfrenta o São Paulo e o Sub-17 joga contra a Ponte Preta em busca do título. O Sub-17 está em mais uma decisão e enfrentará o Corinthians na final da Copa do Brasil Sub-17, principal torneio nacional da categoria.

Palmeiras Sub-20: Daniel Fuzato; Maílton, Pablo, Augusto e Matheus Bahia (Julio); Matheus Neris (Gabriel Furtado), Johnny e Aldo (Juninho); Yan, Fernando (Wesley) e Léo Passos (Papagaio). Técnico: Wesley Carvalho.