Palmeiras é superado pelo Corinthians fora de casa no Campeonato Brasileiro

Bruno Alexandre Elias
Departamento de Comunicação

Cesar Greco/Ag Palmeiras/Divulgação_Jailson fez importantes defesasO encontro entre Palmeiras e Corinthians pela 5ª rodada do Campeonato Brasileiro, neste domingo (13), às 16h (de Brasília), na Arena Corinthians, terminou com triunfo do rival pelo placar de 1 a 0, com gol marcado por Rodriguinho, aos 37 do primeiro tempo. Até o fim de sua participação nesta rodada do Nacional, o Verdão ficou com a 5ª colocação na tabela do torneio, com oito pontos.

Este foi o Derby de número 368 da história. Ao todo, o Alviverde possui 130 vitórias, contra 128 dos corintianos – portanto, dois triunfos a mais do que o rival na contagem geral –, enquanto os outros 110 jogos terminaram empatados. O Verdão vazou o rival alvinegro por 521 vezes e sofreu 482 gols.

Apesar de passar em branco no quesito gols marcados diante do Corinthians, no clássico deste domingo (13), Borja continua sendo o artilheiro do Palmeiras na temporada, com 11 gols no ano – o colombiano já superou em 2018 o próprio número de bolas na rede anotadas em toda a temporada de 2017: 10 tentos.

Dudu e Willian são os jogadores do atual elenco palmeirense que mais estiveram em campo na temporada de 2018, com 27 partidas cada. Ao todo, o Alviverde disputou 29 partidas neste ano, entre jogos de Paulista, Libertadores e Brasileiro e Copa do Brasil.

Além de ser o atleta que acumula mais jogos na temporada (ao lado de Willian, com 27), o atacante Dudu também é o jogador com mais minutos em campo pelo Maior Campeão do Brasil na temporada: foram 2.390 ao todo (1454 pelo Paulista, 462 pelo Brasileiro, 379 pela Libertadores e 95 pela Copa do Brasil), já considerando o tempo de acréscimo concedido pela arbitragem nas partidas.

O Palmeiras volta a campo na quarta-feira (16), às 21h45 (de Brasília), pela Conmebol Libertadores. Já classificado às oitavas, o Alviverde irá enfrentar o time do Junior Barranquilla-COL pela sexta e última rodada da primeira fase da competição continental. Em seguida, no dia 19 (sábado), encara o Bahia, às 21h (de Brasília), pela 6ª rodada do Brasileirão.

Cesar Greco/Ag Palmeiras/Divulgação_Dudu, com a bola, é o atleta do Alviverde com mais minutos em campo no ano: 2.391

O jogo

Com Felipe Melo suspenso, o único componente diferente em relação aos últimos times titulares que o Palmeiras tem iniciado suas partidas foi Thiago Santos como volante. O Verdão deu a saída de bola em jogo de torcida única, jogando como visitante na Arena Corinthians.

O embate começou com os dois times cautelosos em campo, esperando as oportunidades para criar jogadas de ataque, sem dar espaço para possíveis elementos surpresas. Aos poucos, porém, as equipes foram se abrindo e passaram a apostar no ataque.

Foram poucas as jogadas mais duras no primeiro tempo. A que mais chamou a atenção, no entanto, foi uma dividida de Guerra com o zagueiro Henrique, no ataque palmeirense – o jogador corintiano deixou o pé no peito do atacante alviverde, mas a arbitragem não viu e o rival escapou ileso de advertência ou cartão.

A partida foi bem disputada e as duas equipes criaram chances. A posse de bola foi equilibrada entre as duas equipes, bem como o número de finalizações. Por um certo momento, o Verdão chegou a sobressair na partida, mandando até uma bola na trave do Corinthians, com o volante Thiago Santos, aos 36 minutos de bola rolando.

A resposta do Corinthians foi imediata. Logo após sofrer um susto com a bola na trave de Thiago Santos, o dono da casa saiu em jogada de contra-ataque e se infiltrou na grande área palmeirense e encontrou o gol com Rodriguinho, aos 37 minutos, que empurrou para o gol com Jailson longe. (Corinthians 1×0 Palmeiras)

Após sofrer o gol na reta final do primeiro tempo, o Palmeiras não se deixou abalar e continuou jogando para frente, trabalhando o toque de bola e explorando as jogadas pelas laterais, mas não conseguiu chegar ao empate na primeira etapa.

Cesar Greco/Ag Palmeiras/Divulgação_Thiago Santos carimbou a trave corintiana no primeiro tempo e por pouco não abriu a contagem

Para o segundo tempo, o Verdão voltou do vestiário sem alterações. O time retornou com força total para os 45 minutos derradeiros, criando chance de gol logo nos primeiros movimentos do segundo tempo, com Dudu. Ao longo do certame, no entanto, o equilíbrio da partida foi predominando na partida novamente.

Cesar Greco/Ag Palmeiras/Divulgação_No final do prélio, A. Carlos acertou a trave do Corinthians e por pouco não empatouAos 17 minutos, Roger Machado resolveu fazer a primeira alteração visando renovar o fôlego do meio de campo: colocou o venezuelano Guerra no lugar de Lucas Lima. Poucos minutos depois, aos 24 minutos, foi a vez de Thiago Santos sair para a entrada de Tchê Tchê.

A partir dos 25 minutos, o Corinthians passou a viver o seu melhor momento no segundo tempo, pressionando o Palmeiras em seu campo de defesa em algumas jogadas. Em um intervalo de dois minutos (dos 25 aos 27), Jailson fez duas intervenções salvadoras que impediram com que o Alvinegro ampliasse sua vantagem: defendeu uma bola de Pedrinho e, depois, de Rodriguinho.

Aos 28 minutos, foi a vez de Roger Machado mexer no ataque e fazer sua terceira e última alteração no Derby, tirando o colombiano Borja para a entrada de Willian, dono da camisa 29. Além de Dudu e Willian, que acabara de entrar no time, o Verdão apostou também na velocidade de Keno em busca do gol de empate: o camisa 11 do Verdão arrancou pela direita em algumas ocasiões, armando jogadas promissoras, mas o Maior Campeão do Brasil não foi 100% eficiente na finalização.

Os quatro minutos de acréscimo concedidos pela arbitragem não foram suficientes para que o Alviverde alcançasse o gol de empate, então o duelo terminou com triunfo corintiano por 1 a 0. Com o resultado, até o fim de sua participação nesta rodada, o Verdão ficou com a 5ª colocação na tabela do torneio nacional, com oito pontos.