Perto da estreia no Mundial, Sub-17 do Verdão assiste palestra do ídolo Zé Roberto
Daniel Romeu
Departamento de Comunicação
Às vésperas da viagem ao Mundial de Clubes Sub-17, na Espanha, os atletas do Palmeiras ganharam uma inspiração a mais em busca do título. O assessor técnico do clube, Zé Roberto, ministrou uma palestra aos jovens sobre os pilares de sua carreira vitoriosa e quais caminhos seguiu ao longo dos 25 anos de sucesso como jogador. Campeão Brasileiro e da Copa do Brasil pelo Verdão, o ex-lateral disputou duas Copas do Mundo pela Seleção Brasileira (1998 e 2006).
Segundo Zé Roberto, visão, coragem e competência foram os três principais fatores que o ajudaram a chegar aos 43 anos ainda atuando em alto nível, com títulos importantes e passagem por clubes como Real Madrid e Bayern de Munique. Em um momento simbólico da palestra ao Sub-17, Zé vestiu sua braçadeira de capitão no braço do volante Bruno Tatavitto, capitão da equipe Juvenil, e buscou motivar os garotos em busca do título mundial da categoria.
O diretor das categorias de base do Palmeiras, Marcelo Dedeschi, viu a experiência como engrandecedora para os jogadores. “Precisamos de exemplos positivos na formação, para que esses meninos tenham referências. O Zé Roberto conquistou títulos, atingiu o grau máximo da carreira de atleta e abriu muitos horizontes para os nossos jovens. Ele deixou a mensagem positiva de que nada é impossível, basta você ter coragem e acreditar”, afirmou Dedeschi.
O Palmeiras está na primeira fase do Mundial Sub-17 ao lado de Atlético de Madrid, Steaua Bucaresti (Romênia) e Tokushima Vortis (Japão). Os demais participantes são: Real Madrid, Olympique de Marseille, Club Ford (Espanha) e Leganés (Espanha) no Grupo 1, e Barcelona, Santos, Altinordu FK (Turquia) e JEF United IC (Japão) no Grupo 3. Avançam para as quartas de final os dois primeiros colocados de cada chave e os dois melhores terceiros colocados.
Antes de Zé Roberto, a psicóloga do Palmeiras Gisele Silva apresentou informações importantes sobre a Espanha, diferenças culturais do país em relação ao Brasil e dicas de comportamento aos atletas, além de reforçar a responsabilidade de representar o Palmeiras no exterior. A comissão técnica do Sub-17 também marcou presença na reunião, e o técnico Artur Itiro comentou sobre o regulamento e os adversários na primeira fase no Mundial.
O Palmeiras estreia na segunda-feira (28), contra o Steaua Bucaresti, e disputa o clássico mundial contra o Atlético de Madrid na terça-feira (29). O time encerra a primeira fase na quinta-feira (31), contra o Tokushima Vortis. Todos os duelos disputados pelo Verdão no Mundial de Clubes Sub-17 serão transmitidos pela ESPN Brasil.
[album]