Verdão participará de torneio no Panamá e fará amistoso na Costa Rica durante Copa
Departamento de Comunicação
O Palmeiras definiu a programação para a pausa de calendário durante a Copa do Mundo da Rússia. Após a partida contra o Flamengo, no dia 13 de junho, no Allianz Parque, pelo Campeonato Brasileiro, o elenco ficará de recesso até o dia 25 e depois fará uma excursão para a América Central.
No Panamá, o Alviverde participará do torneio 'Por la Paz de Colón' entre os dias 28 de junho e 9 de julho. O Maior Campeão do Brasil enfrentará a equipe local Club Deportivo Árabe Unido no dia 30 e o Deportivo Independiente de Medellín, da Colômbia, no dia 4. Ambos os jogos serão no Estádio Romel Fernandez, na Cidade do Panamá. Após a competição, o Palmeiras irá para Costa Rica disputar um amistoso contra a Liga Alajuelense, da primeira divisão do país.
Todas as despesas da intertemporada serão custeadas pelos organizadores do evento.
Será a primeira vez do time palestrino no Panamá. Na Costa Rica, o clube esteve em duas oportunidades – em 1952 e 1964 – e disputou três jogos: vitórias sobre o Orión, pela Taça Ribeiro de Carvalho, e diante do Deportivo Saprissa, pela Taça Presidente da República, ambas em 1952 e pelo placar de 2 a 1. Em 1964, novo confronto ante o Saprissa e outro triunfo – 3 a 0, em partida amistosa.
A última vez que o Verdão participou de um torneio amistoso internacional foi durante a pré-temporada de 2016, quando disputou a Copa Antel (Torneio de Montevidéu), no Uruguai, enfrentando o Libertad-PAR e o Nacional-URU.
Antes disso, a última excursão para outro continente havia sido em 1999, quando o clube viajou à Europa, curiosamente, também no meio do ano (em julho), e disputou dois amistosos na Itália, contra o Grand Paradis-ITA e Combinado de Val D´Aosta-ITA – este último, inclusive, sendo a maior goleada da história do Palmeiras: 15 a 0.
Já o último torneio amistoso disputado em outro continente (e não apenas uma excursão com partidas amistosas, como na Itália, em 1999), ocorreu em 1997, quando o Maior Campeão do Brasil conquistou o Torneio Naranja, em agosto daquele ano, enfrentando o Valencia-ESP e o Flamengo. Em seguida, fez um amistoso com o Deportivo La Coruña-ESP.
Vale lembrar que, ainda em 1997, um mês antes – em julho –, o Alviverde disputou a Reebok Cup nos Estados Unidos: ou seja, mais um torneio internacional em outro continente, no qual enfrentou o Júnior Barranquilla-COL e o Necaxa-MEX. Para finalizar a excursão à época, encarou o New England Revolution-EUA pela Taça Amizade.