Verdão faz preparação especial com goleiros da Copinha

Agência Palmeiras
Anderson Brito
Thiago Kimori

A tradicional escola de goleiros do Palmeiras, que já revelou: Oberdan, Leão, Zetti, Veloso, Diego Cavalieri, Bruno, Deola, Marcos, entre outros, volta agora as suas atenções para os três arqueiros que defenderão o Alviverde na Copa São Paulo de Futebol Júnior 2013.

Prestes a estrear na competição, a equipe realizou um trabalho especial de preparação com os jogadores Vinicius Silvestre, Walter e Leonardo. Além da parte física e técnica, com o professor Carlos Magno (Carlão), houve uma atividade de preparação psicológica com os profissionais Marcelo Abuchacra e Gisele Silva.

“A preparação foi muito boa, o Palmeiras nos deu todas as condições para que a gente fizesse um bom trabalho. Os três goleiros que vão para essa competição estão bem preparados e à disposição do professor Narciso para desempenhar o melhor trabalho. A parceria com os psicólogos foi importante também”, destacou Carlos Magno.

Carlão ressaltou a importância de uma metodologia única na formação de todas as categorias.

“Na realidade, a escola de goleiros do Palmeiras sempre deu certo devido à metodologia de trabalho ser a mesma em todas as categorias. Assim, quando os meninos vão subindo de categoria, eles não estranham o tipo de trabalho. Há uma adequação para que eles cheguem ao profissional com a mesma metodologia”, explicou.

Há alguns meses, a parte psicológica do grupo palmeirense vem recebendo uma atenção especial, além de um trabalho específico com os goleiros.

“É um trabalho intenso, temos de estar muito focados no que o professor Narciso quer desenvolver com a equipe. Usamos a ferramenta do acompanhamento psicológico para conseguir desenvolver nos atletas aquilo que o treinador deseja. Paralelamente, fazemos um trabalho com os goleiros. Sabemos que o goleiro é muito mental e que essa preparação psicológica é até mais importante, já que não podem falhar e nas grandes decisões são eles que podem sair como heróis. Para isso, precisam estar preparados tecnicamente, fisicamente e psicologicamente”, explicou o psicólogo Marcelo Abuchacra.

Segundo Abuchacra, a reposta foi positiva e houve muita evolução, principalmente na comunicação.

“É muito visível, eles respondem muito rápido a tudo que propomos na preparação. Eu e a psicóloga Gisele estamos fazendo um trabalho focado na comunicação e é algo que arrisco dizer que será nítido nessa competição”, declarou.

Os goleiros Vinícius Silvestre e Walter participarão pela segunda vez da Copa São Paulo (estiveram presentes na edição 2012). Já Leonardo, fará a sua estreia na competição.

“Os trabalhos foram muito bons, tanto a parte técnica e física, como o preparo psicológico. A equipe está bem treinada e preparada em todos os sentidos, vamos em busca do título”, disse Silvestre.

Os jovens arqueiros se juntam ao restante do grupo palestrino para alcançar um feito inédito no Palmeiras: conquistar o título da Copa São Paulo de Futebol Júnior. Em 2003, o Verdão fez a sua melhor participação na Copinha e ficou com o vice-campeonato – naquele ano, alguns atletas foram aproveitados na equipe profissional e fizeram história colocando o clube alviverde novamente na Série A do Campeonato Brasileiro.

A estreia do time palmeirense na Copa São Paulo 2013 acontece no próximo sábado (05), às 19h, contra o Confiança-SE, na Arena Barueri.