Leandro brilha e garante vitória do Verdão sobre o Botafogo-SP

Agência Palmeiras
Renato Gerbelli

Na noite desta quarta-feira (20), o Palmeiras venceu o Botafogo-SP por 2 a 0, no Pacaembu, em partida válida pela 13ª rodada do Campeonato Paulista. As principais novidades do Verdão foram as entradas de Léo Gago, Charles, Juninho e Leandro no time titular, além da estreia do zagueiro André Luiz. A partida também marcou o 100º jogo do time alviverde como mandante após o fechamento do Palestra Itália, que está sendo reformado.

O Palmeiras começou usando o fator casa e pressionou o time visitante até Leandro receber pelo meio, tirar o marcador e arriscar de fora da área. A bola foi no centro do gol, mas Rafael Santos foi mal na bola e ajudou o Verdão abrir o placar logo aos 5 min. (Palmeiras 1×0 Botafogo-SP). Dois minutos depois, Juninho recebeu de Wesley dentro da área, mas o zagueiro do Botafogo-SP foi mais rápido e desarmou o lateral antes do arremate.

Após o gol, o time alviverde priorizou mais a posse de bola, não se arriscou tanto no ataque e só voltou a causar perigo aos 25 min, quando Wesley deu belo lançamento para Charles. O volante dividiu com o goleiro e rebote foi pra Juninho, mas o Rafael Santos se recuperou bem e, de carrinho, tirou a bola do lateral do Verdão.

Aos 33 min, Henrique sentiu a coxa direita e o técnico Gilson Kleina promoveu a estreia do zagueiro André Luiz. No minuto seguinte, o time sofreu outra baixa. Kleber saiu com dores no joelho direito e Caio entrou em campo.

Já aos 39 min, Nunes recebeu cruzamento na marca do pênalti e cabeceou com perigo à direita do gol defendido por Fernando Prass. Dois minutos depois, em cobrança de falta ensaiada, Leandro tabelou com Wesley e o camisa 11 chutou rasteiro à direita da meta botafoguense. Já aos 43 min, Danilo cobrou falta da intermediária e Fernando Prass fez ótima defesa no canto esquerdo.

Aos 47 min, o árbitro apitou o fim do primeiro tempo. O Verdão voltou para a etapa complementar sem alterações.

Antes do segundo tempo completar um minuto, as duas equipes já haviam causado perigo ao gol adversário. Zé Antônio, pelo Botafogo-SP, arriscou de longe para a defesa de Fernando Prass no canto direito. Pelo lado do Palmeiras, Juninho chutou de longe, mas Rafael Santos espalmou para fora da área.

No minuto seguinte, Charles arrematou da entrada da área e o goleiro botafoguense mandou para fora. No escanteio cedido pelo Botafogo-SP, a zaga do time de Ribeirão Preto se atrapalhou e a bola sobrou limpa para Leandro. O atacante chutou no canto direito e marcou o seu segundo gol na partida. (Palmeiras 2×0 Botafogo-SP).

O Palmeiras não parou de pressionar e aos 10 min, Wesley recebeu dentro da área e bateu cruzado, mas o arqueiro do Botafogo-SP espalmou para longe. Dezesseis minutos depois, Francis cruzou errado e a bola foi em direção ao gol. Fernando Prass, atento, jogou a bola para escanteio.

Com o resultado praticamente garantido, o Palmeiras voltou a tocar a bola com calma e deixar o tempo rolar. Aos 39 min, Léo Gago roubou a bola no círculo central, avançou pelo meio, viu o goleiro adiantado e quase marcou um golaço de cobertura, mas o chute passou caprichosamente ao lado da trave direita de Rafael Santos. Aos 48 min, o árbitro apitou o final de jogo.

O próximo compromisso do Verdão acontece domingo (24), às 16h, contra o Santos, no Pacaembu, pela 14ª rodada do Campeonato Paulista.

Escalação: Fernando Prass; Weldinho, Henrique (André Luiz), Vilson, Juninho; Márcio Araújo, Léo Gago, Charles (Patrick Vieira), Wesley; Leandro, Kleber (Caio).

Cartões Amarelos: Charles; Léo Gago; Weldinho.

Gols:
Palmeiras: Leandro (5’ – 1º tempo e 3’ – 2º tempo).