Leandro, artilheiro do Verdão, é destaque no site da Fifa
Agência Palmeiras
André Lima
Nesta sexta-feira (24), Leandro, o artilheiro do Palmeiras na temporada, foi destaque no site oficial da Fifa. O portal virtual da entidade máxima do futebol contou a trajetória do jovem jogador e, principalmente, ressaltou a fase do atacante no Palestra Itália.
Como muitos garotos que aspiram chegar ao profissionalismo no esporte, Weverson Leandro Oliveira Moura foi obrigado a morar longe de seus familiares logo cedo. “Era começar a viver longe de casa, a descobrir as coisas e passando por tudo isso, sem ter muita ideia do que fazer. Era correr atrás de um sonho, com o apoio da minha família, mas sem pensar direito em ser profissional”, afirmou ao site.
Natural de Brasília-DF, a jovem promessa desembarcou em Porto Alegre-RS com 16 anos, advindo da Sociedade Esportiva do Gama-DF, para jogar nas categorias de base do Grêmio. Em fevereiro de 2011, antes mesmo de completar a maioridade, o brasiliense estreou nos profissionais marcando o último gol da goleada do time gaúcho frente ao Ypiranga-RS por 4 a 0. Em duas temporadas no Rio Grande do Sul, foram 75 partidas e 15 gols. “No comecinho estava tranquilo, mas depois começaram a exigir muito, e eu era muito novo e acho que deixei cair um pouco”.
No início de 2013, porém, a soma da concorrência no ataque gremista com a possibilidade de empréstimo para seu clube de infância fez Leandro decidir pela chegada ao Verdão. E o jovem buscou seu espaço no Alviverde, marcando logo em seu primeiro jogo, contra o União Barbarense, em jogo válido pela nona rodada do Campeonato Paulista. “Sempre continuei me dedicando, independentemente de estar jogando ou não, dando o máximo. É assim que você se aperfeiçoa, até que a oportunidade chega”, disse.
No estadual, o atacante foi o artilheiro da equipe, tendo marcado seis vezes em 11 jogos – suas ‘vítimas’ foram União Barbarense, São Caetano, Botafogo (2 vezes), Linense e Ponte Preta.
Tal desempenho chamou até a atenção do técnico da Seleção Brasileira, Luiz Felipe Scolari, que o convocou para o amistoso contra a Bolívia, em Santa Cruz de la Sierra-BOL. Mais uma estreia de sucesso. Leandro fechou a goleada brasileira por 4 a 0, com um gol nos acréscimos do segundo tempo. “Não estava esperando a convocação, mas, se veio, talvez seja por estar fazendo um bom trabalho aqui”.
Por ter sido inscrito na Copa Libertadores pelo Grêmio, o artilheiro palmeirense no ano não pôde ajudar o time em campo e viu a campanha dos seus companheiros da arquibancada. "Foi difícil. Todo jogador quer estar atuando, independentemente do campeonato, mas fiquei bastante angustiado de fora”.
A titularidade, a artilharia, a convocação para a Seleção Brasileira e a conquista da torcida indicam que a decisão de Leandro de vir para o Verdão foi acertada. “Era uma oportunidade a mais de poder mostrar meu futebol de novo, o mesmo que mostrei quando subi da base. Acho que o Palmeiras, na situação que estava, era o lugar certo e o momento certo”.
Clique aqui e confira a matéria na integra.